Eusébio ganha três medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia

quarta-feira | 14/11/2018

O Eusébio conquistou três medalhas de ouro na 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia de 2018. Ao todo foram 21 medalhas. Além das três de ouro, os alunos eusebienses receberam 16 medalhas de prata e duas de bronze. O evento teve a participação de alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A prova foi realizada no dia 19 de maio deste ano. Participaram da competição 86 alunos do 4º ao 5º ano e do segmento EJA onde todos receberam o certificado de participação independente da nota na avaliação. Em todo país, o evento contou com a participação de mais um milhão de estudantes de cerca de 7.915 escolas.

A Escola Municipal Mirian Abreu participa pela segunda vez da Olimpíada. O trabalho contou com o apoio, colaboração e dedicação de toda Equipe de Gestão Escolar (Diretora, Secretária, Coordenadores, Professora de Apoio Pedagógico e Professora da Biblioteca) e professores do 4º e 5º anos, com orientação dos professores representantes da OBA, Jerônimo e Jairo Cardoso (4º ano).

A Escola ganhou 19 medalhas, entre elas as três de ouro. Já a Escola Erotides Melo Lima conquistou duas. Os alunos vencedores foram os seguintes: Antônia Sabrina da Silva Crisóstomo (EJA), medalha de ouro; Eridan Oliveira de Castro (EJA), medalha de ouro; Rayna Vitória Santos Sousa (5° ano), medalha de ouro. Receberam a medalha de prata os seguintes alunos; Aurinete Nogueira da Silva (EJA); Avani Correia Lima (EJA); Evelyn Aliciah Oliveira Ladislau (4º ano); Francisca Ellen Gomes da Silva (4º ano); Kauã Gomes Pereira (4º ano); Lara Letícia Pereira do Nascimento (4º ano); Livia Ceyane dos Santos Silva (4º ano ); Maria Eloá Felix Araújo (4º ano); Mikaele Pinto Macieira (4º ano); Natanael Sousa Lima (4º ano); Nicolas da Silva Freitas (4º ano); Sophia Lima Pinto Silva (4º ano); Victor Gurgel Bezerra (4º ano); Yago Vidal Ribeiro Honório (4º ano) e Yasmin Alves de Sousa (4º ano); Já o aluno Natanael Sousa Lima (5º ano) recebeu a medalha de bronze.

Da Escola Erotides Melo Lima, a aluna Rafaelly Maria Rodrigues de Sousa (5º ano) recebeu a Medalha de Prata e João Pedro Rufino Teixeira (5º ano) recebeu a Medalha de Bronze.

Segundo o professor Jairo Cardozo, o planejamento para o referido Projeto foi iniciado em fevereiro com apoio de todos os docentes das turmas de 4º ao 5º ano e EJA. Ressalta que o conteúdo foi apresentado através de diversas estratégias e metodologias, instigando e valorizando o conhecimento prévio dos alunos, professores e suas vivencias.

Outros temas explorados na preparação dos alunos para avaliação foram: a sucessão dos dias e das noites; a divisão do tempo em horas, minutos e segundo; o calendário com o ano de 365 dias, seis meses e semanas; as estações do ano; as marés; as auroras polares; a vida em nosso planeta, sustentada pela energia que recebemos do Sol.

Para a secretária de Educação Goretti Frota, a participação dos alunos no evento estimula o interesse deles pela Astronomia e Ciências afins, servindo como apoio para complementar as disciplinas do currículo escolar com atividades criativas.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que o número de participantes, mais de 1 milhão de alunos de todo o País, demonstra a credibilidade e o fascínio que o tema tem para os alunos. “A Olimpíada Brasileira de Astronomia é um evento de grande importância na atualidade por reunir alunos de escolas públicas e privadas, urbanas ou rurais, de todo o país, servindo como termômetro do nível de aprendizado dos participantes. As medalhas conquistadas resultam de muito esforço dos professores e escolas que participaram e incentivaram seus alunos no dia-a-dia sobre a importância dos estudos”, acredita.

A OBA é um evento nacional realizado nas escolas brasileiras previamente cadastradas desde 1998 pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A partir de 2005 a Agência Espacial Brasileira (AEB) passou também a participar da organização, a competição se tornou Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.