Eusébio implanta a Eco-Horta

segunda-feira | 19/08/2013

O projeto de Hidroponia Social, realizado pela Prefeitura Municipal de Eusébio, que tem como objetivo o desenvolvimento da agricultura orgânica, capacitação de mão de obra e fornecimento de alimentos saudáveis para a merenda escolar do município, ampliou sua capacidade de cultivo com a implantação da Eco-horta. O sistema é embrião para um futuro projeto de agricultura familiar e consiste na utilização da fibra de coco processada, acondicionada em jarros, onde as mudas das verduras e hortaliças são plantadas.

As plantas são regadas três vezes ao dia e o resultado já pode ser visto em 30 dias, quando ocorre a colheita. São 420 plantas cultivadas nesse sistema, que produzem tomates, berinjelas, pimentões, quiabos, couves, jerimuns, beterrabas, hortelã e pimentas. Para combater as pragas, já que o sistema não utiliza agrotóxico, é utilizado um preparado com 20 galhos de alecrim e 100 pimentas malaguetas em 5 litros d’água. O caldo é borrifado nas plantas contra cochonilha e pulgões brancos e o resultado são plantas saudáveis e viçosas.

O projeto de HIdroponia Social, faz parte das oficinas do Tempo Integral no Eusébio, e está instalado em seis estufas na Escola Neusa de Freitas Sá. A horta utiliza ainda dois outros sistemas de cultivo, fora a fibra de coco: o sistema Floating (as plantas ficam em bandejas de isopor sobre a água) e a Hidroponia, que funciona no sistema NFT, produção suspensa, com utilização circular da água. São seis bancadas dispostas paralelamente com canos de PVC, onde as plantas são colocadas em uma esponja fenona. A água circula do tanque para os canos, sempre deixando as plantas irrigadas.

Segundo o coordenador do projeto de Hidroponia Social do Eusébio, Gleison Feitosa, as vantagens do cultivo de hortaliças hidropônicas são economia em 70% no desperdício de água, a não degradação do solo e a não utilização de qualquer agrotóxico ou similar. Conforme pesquisa publicada em abril de 2011, o Ceará é o maior consumidor de agrotóxicos no Nordeste e o 4° do país, a Hidroponia busca combater estes dados.

O Prefeito Júnior destaca que são 560 alunos que participam das oficinas da Hidroponia Social, além de alunos da Escola de Ensino Profissional de Eusébio, que estão realizando um estágio com o objetivo de implantar um sistema idêntico naquela unidade escolar. “Hoje são 11 escolas beneficiadas com esse cultivo e vamos ampliar para que todos os alunos tenham uma alimentação saudável”, afirma.