Eusébio implanta a estratégia Amamenta e Alimenta Brasil na Unidade Básica de Saúde da Lagoinha

sexta-feira | 20/09/2019

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria e Saúde, implantou nesta sexta-feira (20) a estratégia Amamenta e Alimenta Brasil na Unidade Básica de Saúde da Lagoinha. Este é o terceiro posto que recebe a ação, que é um dos requisitos para o Selo Unicef. Cerca de 90% dos funcionários da UBS participaram da oficina com orientações sobre a postura e ações que devem ser desenvolvidas para a disseminação da importância da amamentação e alimentação saudável dos bebês na comunidade.

Os funcionários foram recepcionados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, tendo a frente a coordenadora de Atenção Básica, Nelci Bezerra, oportunidade que foi apresentada a estratégia. Entre as atividades realizadas em grupos aconteceu a discussão sobre o tema “dinâmica do aleitamento materno”; a apresentação do resumo das discussões de cada grupo, através de uma encenação; palestra sobre Mito x Verdade sobre amamentação; explicação sobre a dinâmica Introdução Alimentar e o fechamento com a elaboração do plano de ação, a apresentação do fluxo e o que vai mudar após a estratégia.

Segundo a tutora da estratégia Amamenta e Alimenta Brasil no Eusébio, Jaqueline Torres, a estratégia é trabalhar de forma individualizada em cada posto de saúde com as ações que vão ser desenvolvidas pela equipe. O primeiro posto que recebeu a atividade foi o do Timbú, em 1º de março, que agora deverá receber a certificação, e o posto das Guaribas. “O intuito da estratégia é criar planos de ação para poder favorecer e estimular o aleitamento materno e a alimentação complementar até o segundo ano de vida do bebê”, destacou.

Jaqueline observa que a implantação da estratégia tem que ser individualizada, pois cada posto de saúde tem que falar sua realidade para que sejam criados planos de ações viáveis que possam ser implantados de forma permanente.  Nesta sexta-feira aconteceu uma oficina com 5 horas de duração quando foram elaborados três planos de ações junto com equipe da unidade. “Desses três planos, pelo menos um deve ser implantado para que dentro de seis meses a unidade possa ser certificada,” enfatizou.

Ela exemplifica as estratégias pensadas e executadas na Unidade Básica do Timbú, primeira a receber a atividade: a “Mãe de Ouro” que premia anualmente as mães que conseguem manter por seis meses a amamentação exclusiva do bebê; a consulta compartilhada da enfermeira com a participação da nutricionista; e o encaminhamento da mãe para a sala de aleitamento materno pela enfermeira. “Avaliamos que a implantação tem tido uma resposta positiva nos postos já implantados”, pontua. Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, em outubro, a estratégia será implantada na Unidade Básica de Saúde do Autódromo. “O Ministério da Saúde nos orienta, de acordo com nossa quantidade de postos, que tenhamos a estratégia implantada, para nível de certificação do Selo Unicef, em quatro Postos de Saúde e que um deles esteja certificado. Vamos atingir isso neste ano, mas nosso objetivo é levar essa estratégia para todas as unidades de saúde do município, e dessa forma, disseminar a prática do aleitamento materno em nossa cidade reduzindo assim a mortalidade materno-infantil,” disse o prefeito.