Eusébio implanta Coleta Seletiva nas escolas com material reciclado

segunda-feira | 01/04/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), realizou a implantação da coleta seletiva na Escola Santa Clara, no dia 27 de março passado. Dentro do princípios defendidos pela Autarquia – de reutilização, reaproveitamento e reciclagem, que fazem parte dos cinco R’s, foram utilizados utensílios do extinto projeto ‘Amigos da Natureza’, precursor do atual projeto, que se encontravam depositados no Galpão das Coleta Seletiva do município, sem utilização.

Segundo a engenheira ambiental e coordenadora da Coleta Seletiva de Eusébio, Jaíres Lima, cada sala de aula recebeu um vasilhame para que os alunos façam a separação de materiais recicláveis. Na oportunidade, foi ministrada uma palestra para os alunos no Ginásio da Escola sobre a importância da Coleta Seletiva. A ideia é estender essa ação em todas as escolas do município. “Os professores foram capacitados e em maio a AMMA vai realizar a capacitação do pessoal dos serviços gerais das escolas. A ação contou com apoio da Empresa Três corações e da Fundação Alphaville que auxiliaram na adesivação do material”, disse Jaíres. A coleta seletiva faz parte do Departamento de Educação Ambiental, que tem a frente a coordenadora Stela Barros.

Para o presidente da AMMA, Celso Rodrigues, contudo, não basta espalhar lixeiras nas salas de aula para colocar em prática o programa, “é preciso um planejamento cuidadoso e, principalmente, um trabalho em equipe para garantir os objetivos de conscientizar os alunos e educá-los em um dos muitos aspectos relacionados ao cuidado com o meio ambiente. Por isso que a AMMA está realizando essa ação de convencimento, contado com o apoio da direção, coordenação, professores, funcionários e alunos das escolas para alcançarmos nosso objetivo”, frisou.

O prefeito Acilon Gonçalves pontua que a implementação da coleta seletiva em escolas é vantajosa, pois é capaz de recolher um grande volume de resíduos e ainda ensina os alunos a respeito da importância da sustentabilidade. “Além disso, esta é uma ação que traz vantagens para o meio ambiente, como a redução do volume que é enviado para o aterro sanitário; economiza água utilizada no processo de fabricação de produtos e embalagens novas; e elimina a necessidade de tirar recursos da natureza para a fabricação de produtos e embalagens”, assevera.