Eusébio implanta estratégia do projeto Amamenta e Alimenta Brasil

sexta-feira | 01/03/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde do Município, deu início nesta sexta-feira (01), na Unidade Básica do Timbú, a implantação da estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, ação exigida pelo Selo Unicef, que visa qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no município. A atividade contou com a presença da primeira-dama do município, Marta Gonçalves.

Segundo a coordenadora de Atenção Básica da SMS, Nelci Bezerra, o Eusébio já desenvolvia o incentivo ao aleitamento materno e atenção à criança, mas não dentro dessa estratégia. “É um esforço nacional que agora aderimos. No Estado são poucos os municípios que desenvolvem essa política”, pontua.

Ela ressalta que essa é a primeira etapa do processo, que consiste no treinamento da equipe de saúde. A Unidade Básica do Timbu, segundo Nelci, será a unidade piloto para que as demais a tomem como exemplo. “Pretendemos repetir esse trabalho em várias unidades de saúde”, frisou.

A oficina realizada nesta sexta-feira foi coordenada pela enfermeira Jaqueline Torres, enfermeira do Hospital Municipal, que participou de um treinamento junto ao Governo do Estado. Ela foi a tutora dessa primeira etapa que teve como público alvo, todos os servidores do NASF e da Unidade de Saúde, desde os profissionais de saúde, agentes de saúde e servidores técnicos do Posto. “Não adianta o médico e a enfermeira incentivarem o aleitamento e os demais funcionários recomendarem o contrário. Toda a equipe deve falar a mesma língua”, comentou Nelci.

A primeira-dama Marta Gonçalves que apoia a iniciativa, destaca a criação do Comitê Municipal da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, que conta com representantes do Hospital, da Atenção Básica, da Secretaria do Desenvolvimento Social e do Conselho Tutelar, que tem como propósito acompanhar a implantação da estratégia no município.

Nelci observa que após o treinamento da equipe, a mesma fará um plano de ação, baseado nas necessidades da comunidade. “Cada área tem suas necessidades, e o plano será feito com base nessas demandas. Será voltado para mães gestantes, puérperas e mães de crianças até 2 anos de idade. O plano deverá indicar a realização de rodas de conversas e oficinas, além de desenvolver várias ações, dependendo do que for discutido pela equipe da unidade”, disse.

O Prefeito Acilon Gonçalves ressalta que o Eusébio tem um trabalho já realizado no incentivo a amamentação, com a implantação de sala de coleta, que realiza ações de incentivo a amamentação e doação de leite no Hospital Municipal, além da realização dos pré-natais nas unidades de saúde. Observa que com essa nova estratégia, o acompanhamento das crianças ocorrerá nas Unidades de Saúde, através da puericultura. “Temos uma boa adesão de mães, mas como a maioria precisa trabalhar, aos quatro meses faz o desmame. Aconselhamos as mães que coletem o leite para que a criança continue se alimentando com o leite materno”, assevera.

Após seis meses de implantação do Amamenta e Alimenta Brasil, o município solicita a visita de técnicos do Estado para fazer uma avaliação do trabalho. Dessa forma o município pode concorrer a uma certificação. A ideia é implantar a estratégia em pelo menos 20% das unidades básicas de saúde, até o próximo ano. A experiência de cada unidade servirá para que as outras repliquem as boas práticas.