Eusébio implanta iluminação de LED nas principais vias do município

quarta-feira | 07/03/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está realizando a troca de lâmpadas de vapor metálico por de LED 180 em todos os canteiros centrais das avenidas e vias principais do Eusébio. Segundo o secretário de Obras, Sebastião Albuquerque, com essa troca será possível economizar até 70% de energia. “Além da economia, o LED apresenta outras vantagens sobre as lâmpadas mistas, que foram levadas em consideração para essa substituição”, disse.

Entre as vantagens, ele cita a sustentabilidade. Observa que as lâmpadas de vapor metálico são conhecidas como sendo de alta pressão, e funcionam mediante a descarga elétrica em um tubo de vidro contendo gases em seu interior, o que transforma a energia elétrica em luminosa. “Estes gases contaminam o solo no descarte. Já o LED não entrou na Lei de Resíduos sólidos, pois não possui metais pesados em sua composição”, frisa.

Outro ponto positivo é o acendimento; “pois as metálicas necessitam de reatores para sua ignição e funcionamento, o que pode levar até 15 minutos para o reacendimento completo, após uma oscilação de energia, por exemplo. Já o LED é resistente a vibrações e não possui problemas de queima ou falha de filamentos, pois usa um chip para ser acionado”, pontua.

Sebastião ressalta, ainda, que as lâmpadas de LED tem melhor aproveitamento luminoso, pois usa luz direcional, enquanto a lâmpada metálica irradia luz em 360º. “Com isso ocorre uma invasão de luz em áreas que não precisam ser iluminadas. A luz do LED é direcionada para a pavimentação, é menor seu índice de ofuscamento. Graças a isso, é possível, por exemplo, enxergar as estrelas à noite”, argumenta.

“Temos outras vantagens, como menos pontos escuros nas ruas; a visão é melhorada com a iluminação branca; manutenção do fluxo luminoso, pois o LED não se volatiza. Já a manutenção é reduzida consideravelmente, pois enquanto as metálicas são utilizadas em locais com grandes alturas, o que necessita de um aparato mais complexo para fazer a substituição em caso de queima, com mão de obra e até andaimes, o LED diminui a necessidade de manutenção e, consequentemente, o custo envolvido no processo, pois tem uma duração 4 vezes maior que a metálica”, observa.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, além de todas essas vantagens, essa nova tecnologia permite a inserção de gerenciamento e monitoramento remoto (dimerização, controle de fluxo de luz e de consumo). “O LED proporciona a mesma quantidade de luz, ou até mais, consumindo até 75% menos energia que as lâmpadas de vapor metálico e de sódio, impactando diretamente na saúde financeira do município,” detalha.

Ele observa que esse trabalho de troca de lâmpadas já foi concluído na Avenida Eusébio de Queiroz e está em andamento na Cícero Sá, Maria Amorim (ao lado do Shopping Eusébio) e na José Morais de Almeida (Alameda das Américas). “Essa ação será realizada, ainda, na Mangabeira, na Avenida Eduardo Weyne; no Parque Havaí, na Avenida Paraná; nas Guaribas, na Avenida Santa Cecília e no Jabuti, em diversas vias”, revelou o prefeito.