Eusébio implanta nas escolas de Educação Infantil o projeto do Instituto Myra Eliane

segunda-feira | 28/08/2017

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação do Município, assinou o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) de adesão ao projeto "Valores Humanos na Educação Infantil", desenvolvido pelo Instituto Myra Eliane. O objetivo é desenvolver ações para a promoção de uma educação infantil de qualidade e embasada em valores éticos e morais.

A iniciativa segundo o prefeito Acilon Gonçalves vai implantar, em creches e pré-escolas do município, uma visão humanística da Educação. “A parceria viabiliza a inclusão, nas leis municipais, de mecanismos que garantam a adaptação de projetos pedagógicos para que estes incluam conteúdos destinados à formação do caráter de crianças de até seis anos de idade”.

Ele destaca que a parceria vai ao encontro da proposta da atual gestão de priorizar a Educação Infantil, de zero a 6 anos, como forma de dar uma base sólida ao aluno para que se torne um cidadão responsável e cumpridor de seus deveres perante a legislação do País. Para que a nova metodologia seja implantada, o projeto está oferecendo capacitações aos profissionais do ensino infantil, de forma que eles possam inserir a disseminação de valores humanos em sua atuação.

O presidente do Instituto Myra Eliane e diretor do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso, observa que o projeto contribuirá para que crianças em situação de vulnerabilidade possam ter acesso a uma educação infantil com aspectos que despertem a cultura de paz, a tolerância e a solidariedade. A mudança, ele completa, poderá gerar impactos positivos na redução de problemas sociais, como a violência e a corrupção. "O objetivo é que a criança, ao chegar aos seis, sete anos de idade, tenha dentro dela um sentimento de autoestima e possa discernir minimamente o certo do errado”, revela.

Na parceria, o Instituto fica responsável por acompanhar a implantação da pedagogia humanística nas creches e pré-escolas e promover qualificações de profissionais. A entidade disponibiliza materiais didáticos próprios que estão auxiliando a capacitação dos educadores e na consolidação do projeto.

O prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, salienta a importância da iniciativa para o Município, um dos sete a assinar o TAC. "Nosso desejo é que todos os municípios façam a adesão para que possamos criar uma metodologia de ensino com humanização para as crianças".

O Eusébio já formou duas turmas de profissionais da Educação Infantil, em parceria com o instituto Myra Eliane. A primeira ocorreu em maio e a segunda formação foi realizada no último dia 25 de agosto de 2017, no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá, com relevância para o caráter e vivência dos valores na 1ª infância iniciando com a Educação Infantil. Escolas participantes foram Cararu, Criança Vivendo Feliz, Josefa Sá, Largão, Guaribas e São Raimundo.

Segundo a secretária Goretti Martins, essa segunda capacitação e a primeira realizada no dia 2 de maio, foi uma forma de colocar em prática e repassar, os conhecimentos adquiridos no Curso Valores Humanos na Educação Infantil, realizado pelo Instituto Myra Eliane, no hotel Sonata, em Fortaleza, no início de abril. No total, representantes de 9 escolas, com a participação de 250 professoras, tiveram os conhecimentos adquiridos durante as oficinas. O Instituto Myra Eliane marcou presença no evento. Alguns kits dos livros publicados pelo Instituto foram cedidos às professoras.