Eusébio implanta projeto Capoeira na Terceira Idade no Polo da Mangabeira

quarta-feira | 14/08/2019

A Prefeitura de Eusébio, através do Polo de Atendimento da Juventude Dolores Alcântara, no bairro da Mangabeira, equipamento da Secretaria do Desenvolvimento Social (SDS), está implantando o projeto “Capoeira na Terceira Idade”. As aulas estão sendo ministradas pelo Mestre Chibatinha (Wagner Firmino da Silva) e tem como base projetos idênticos já realizados em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo a coordenadora do Polo da Juventude Dolores Alcântara, Jucilene Silva Ferreira, as aulas são voltadas para as pessoas da terceira idade que queiram aprender essa arte marcial que é muito popular no país. “O projeto prova que todos podem praticar um esporte, basta ter boa vontade e disposição”, frisou.

As aulas acontecem toda quarta-feira, das 9:00 às 10:00. “Estamos iniciando com os participantes da Casa de Idoso da Mangabeira, (que funciona no próprio Polo da Juventude), mas caso algum idoso (de 60 anos acima) que não participe do grupo quiser participar, pode comparecer ao Polo e fazer a inscrição,” detalha

O mestre Chibatinha frisa que o projeto vai trabalhar alongamentos, prática de exercícios para fortalecimento dos ossos e outras dinâmicas. “É uma atividade adaptada para eles. A capoeira é um esporte que melhora o desempenho físico, corrige a postura corporal, aumenta o reflexo, a capacidade cardiorrespiratória e consequentemente o condicionamento físico. Além do corpo, a capoeira também desenvolve a saúde mental de quem a pratica. Melhorando a memória, desenvolvendo o raciocínio e aumentando a autoestima” destaca o capoeirista.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, os idosos de Eusébio contam com vários projetos que vêm sendo realizados tanto nas Casas dos Idosos, como nos Polos de Atendimento, sempre voltados para a socialização e atividades de promoção da saúde física e mental. “Hoje muitas pessoas da terceira idade estão se preocupando mais com a sua saúde e estão procurando formas de se exercitarem a fim de terem uma vida mais saudável. A Prefeitura vem proporcionando que todos tenham acesso a uma vida de melhor qualidade, através de seus programas e equipamentos”, declarou.