Eusébio implanta sistema de prevenção ao uso de drogas

sexta-feira | 13/05/2016

A Prefeitura de Eusébio, através da Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas, está implantando o Sistema Integrado de Prevenção (SIP), em parceria com a Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas do Estado (SPD). O sistema promove ações de prevenção ao uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas e conta com programas intersetoriais direcionados à saúde dos usuários, famílias e comunidades. O SIP, segundo a assessora Especial de Políticas sobre Drogas de Eusébio, Micheline Said, desenvolve programas para evitar o uso, adiar a experimentação ou reduzir o consumo de drogas.

No município, o SIP promove a articulação das secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude, Cultura e Turismo, conselhos com a Assessoria de Políticas sobre Drogas. “O SIP desenvolve projetos 100% cearenses, fundamentados na ética e respeito às pluralidades do nosso estado”, observa Micheline, acrescentando que até o fim deste ano todos os projetos estarão sendo desenvolvidos em Eusébio.

Entre os projetos constam o: “Jogo Elos – Construindo Coletivo”, que é dedicado aos estudantes de seis a 10 anos das escolas públicas municipais. Ele visa estimular a cooperação entre alunos e professores, favorecendo o aprender e o desenvolvimento das habilidades sociais. Já o projeto “#Tamojunto”, está voltado para adolescentes entre 10 e 14 anos matriculados nas 7ª e 8ª séries do ensino fundamental da rede pública. “Esse programa oferece recursos e informações para que os adolescentes possam lidar com as influencias sociais sobre drogas, com consciência e liberdade de escolha. Os pais e responsáveis também são contemplados com oficinas”, revela.

Micheline cita, ainda, o “Juventude em Ação”, que segundo ela é baseado na aplicação do jogo “Na Trilha da Prevenção”, que é uma metodologia lúdico-pedagógica voltada para estudantes do Ensino Médio e envolve capacitação para profissionais da educação, oficinas para pais e responsáveis, concurso artístico-cultural de alcance estadual e ações voluntárias. Outro projeto é o “Fortalecendo Minha Comunidade”, que envolve entidades comunitárias que desenvolvem atividades na perspectiva de promoção da cidadania e prevenção do uso de drogas. Esse programa oferece apoio técnico financeiro aos projetos de iniciativas comunitárias.

O prefeito Júnior destaca que o município de Eusébio foi um dos primeiros no Ceará a criar uma assessoria direcionada à prevenção do uso abusivo de drogas e por isso tem sido convidado pela Secretaria de Políticas Sobre Drogas do Estado a participar das ações em nível estadual. “No Eusébio, temos há sete anos um trabalho intensivo de combate e prevenção ao uso de drogas, através da Assessoria e, posteriormente contamos com o CAPs AD. Mas esse trabalho é realizado intersetorialmente pelas várias secretarias, através de projetos nas áreas de esporte, cultura, educação e capacitação profissional. Mais recentemente criamos uma disciplina de Formação Humana e Cidadania que vem dando suporte a esse trabalho de prevenção junto aos nossos alunos,” pontua o gestor municipal.