Eusébio implanta tratamento com Reiki nos Centros de Atenção Psicossocial

quinta-feira | 13/06/2019

A Prefeitura Municipal de Eusébio, seguindo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), implantou tratamentos com recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão. O projeto está utilizando a prática integrativa do Reiki nos Centros de Atenção Psicossocial Geral (CAPS Geral) e o CAPs AD (Alcool e Drogas).

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o atendimento é realizado em pacientes dos dois equipamentos, em funcionários e é aberto para a população em geral. Os atendimentos acontecem às segundas, terças e quintas-feiras no CAPS Geral, das 8 às 12 horas e de 13 às 16 horas e nas quartas e sextas-feiras, no CAPS AD, nos mesmos horários. A prática é aplicada pelos reikianos João de Sales Mesquita, Ariela Santos Silva e Suzilene Costa Bernardo. Além deles, o projeto conta com o voluntário Fernandes Andrade Moreira, que faz atendimentos na Casa do Idoso da Sede, às quartas-feiras, de 8 às 12 horas.

O Reiki é uma técnica japonesa que utiliza a troca de energia para revitalizar e harmonizar o corpo, usando as mãos como fonte desta energia para promover bem-estar, felicidade e serenidade. Entre os benefícios a prática reduz do estresse e ansiedade; traz equilíbrio hormonal; redução das toxinas do organismo; equilíbrio emocional; aumento da criatividade; aumento da calma, tranquilidade, serenidade, autocontrole; diminuição da impulsividade; fortalecimento do sistema imune e redução dos sintomas da depressão e da síndrome do pânico.

Devido aos benefícios, o Reiki pode ser utilizado também como terapia complementar contra: dor crônica; insônia e pode ser muito útil para mulheres durante a gestação, possibilitando também um parto com maior tranquilidade. Além disso, o controle do estresse diminui a produção de hormônios negativos, como cortisol e adrenalina, que podem provocar aumento da pressão arterial, pré-eclâmpsia e aumentar o risco de parto prematuro.

Mas é bom destacar que a prática não deve substituir tratamentos prescritos pelo médico, como para depressão, pressão alta, diabetes ou asma, por exemplo. O Reiki deve ser utilizado para o alívio de problemas leves, e como forma de auxiliar o tratamento das doenças, e, portanto, deve-se consultar o clínico geral ou o médico que acompanha a doença antes de iniciar este tipo de terapia.