Eusébio imuniza mais de 95% da população com a primeira dose da vacina contra covid-19

quarta-feira | 20/10/2021
De acordo com o boletim da Sesa, mais de 60% da população de Eusébio completou o esquema vacinal de duas doses da vacina contra covid-19 (Foto: Levy Oliveira/PME)

O Eusébio já imunizou 95,77% da população, a partir dos 12 anos, com a primeira dose (D1) da vacina contra covid-19, o que representa 45.751 habitantes. Os dados constam no relatório da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). O município está em primeiro lugar em termos de vacinação da sua população na Área Descentralizada de Saúde (ADS) de Fortaleza, valor superior ao da Capital. Com relação a segunda dose, 60,59% completaram o esquema vacinal, tendo recebido a segunda dose (D2). Já 64% dos grupos aptos a receber a D3, até o momento, já tomaram a dose de reforço (DR).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a imunização contínua célere. Ontem (terça-feira), foi aplicada a 2ª Dose da Vacina Astrazeneca para quem tomou D1 até 05/07. Aconteceu também a repescagem de 1ª Dose da Vacina Pfizer de adolescentes de 12 a 17 anos completos; a 2ª Dose da Vacina Pfizer para quem tomou D1 até o dia 10/08; a 3ª Dose da Vacina Pfizer para Idosos a partir de 80 anos e Idosos Acamados (com D2 aplicada há 6 meses) e a 3ª Dose para trabalhadores de saúde da Rede SUS Eusébio (com D2 aplicada há 6 meses).

Nesta quarta-feira, 20, estão sendo aplicadas terceiras doses da Vacina Pfizer nos Idosos a partir de 80 anos e Idosos Acamados (com D2 aplicada há 6 meses) e nos trabalhadores de saúde da Rede SUS Eusébio (com D2 aplicada há 6 meses). Na quinta (21), acontecerá a repescagem da 1ª Dose da Vacina Coronavac para adultos a partir de 18 anos e a 2ª Dose da Vacina Coronavac para adultos a partir de 18 anos, para quem está agendado até 26/10.

Multivacinação

A imunização prossegue no sábado (23) com a Campanha Nacional de Multivacinação. Todos os postos de saúde estarão abertos das 8h as 15 horas e o posto avançado do Shopping Eusébio (Praça de Alimentação), de 9h às 15h. Nesse dia, serão aplicadas as seguintes vacinas: Paralisia Infantil, Pentavalente, Pneumocócica, Meningocócica, Rotavírus, Tríplice Viral, DTP (Difteria/Tétano/Coqueluche), Varicela (Catapora), Hepatite A, HPV e Meningocócica ACWY (para adolescentes). O público-alvo são as crianças a partir de 2 meses e Adolescentes menores de 15 anos. É obrigatório a presença do responsável legal com o cartão da Criança e Cartão SUS.