Eusébio inaugura a primeira Escola da Promoção da Vida do País

terça-feira | 18/06/2019

A Prefeitura de Eusébio inaugurou, nesta segunda-feira (17), a primeira Escola da Promoção da Vida do País. A ideia é proporcionar aos jovens em situação de risco social a oportunidade de traçar um novo rumo em suas vidas, através de dois projetos ancoras – Jovens em Exercício da Cidadania (JEC) e Mulheres em Exercício da Cidadania (MEC).

O projeto, segundo o prefeito Acilon Gonçalves, vem sendo maturado desde seu primeiro mandato em 2005, quando em conversa com o ex-governador de São Paulo, Márcio França, começou a esboçar a proposta. Márcio França criou o projeto Jovens em Exercício do Programa de Orientação Municipal (JEPOM), quando prefeito de São Vicente, e quando chegou ao Governo de São Paulo, o transformou em JEPOE.

“O projeto não teve prosseguimento em São Paulo e diante das falhas o governador teve que repensar tudo. Estivemos em São Paulo conhecendo a iniciativa e aqui amadurecemos a proposta e fizemos um estudo criterioso diante de nossa realidade. E como dizia Jesus, quando perguntavam ansiosamente quando algo aconteceria, que não adianta se preocupar quando acontecerá, pois o tempo não é o seu e nem o meu, o tempo é de Deus. Hoje chegamos a esse grande dia, quando inauguramos esse projeto de valorização da vida”, disse o gestor emocionado.

Acilon pontuou que para colocar o projeto em funcionamento foi preciso dar cada passo com muito cuidado. Primeiro disse que iniciou o processo com o programa de valorização dos melhores alunos das escolas – o Programa Estudante Padrão (PEP), que hoje chega ao seu primeiro ano e conseguiu nesse período fazer dos seus integrantes alunos diferenciados. “E após implantar o PEP, em toda sua plenitude, hoje iniciamos uma nova fase com a inauguração da Escola da Promoção da Vida”, comentou.

O gestor ressaltou que a Escola beneficia jovens de muito potencial, que por alguma situação da vida perderam o elo com a prosperidade. “Com eles, vamos reencontrar esse elo junto com todos que fazem a Escola da Promoção da Vida. Serão três meses de muito estudo e depois vocês entrarão na grande formação profissional. Os meninos serão formados como agentes de trânsito adolescentes; adolescentes na Defesa Civil e agentes ambientais adolescentes. Já as meninas serão educadoras sociais adolescentes e terão um grande papel na transformação da vida das pessoas”, revelou.

“A grande diretriz do programa é encaminhar o adolescente para ter sucesso na via. Entra aos 14 anos e só sairá capacitado e encaminhado para seu primeiro emprego, com carteira assinada. Me empenharei pessoalmente para que nenhum de vocês abandonem esse projeto, pois ele será fundamental para traçar suas vidas”, asseverou o prefeito. Acilon destacou, ainda que a Escola também contará com uma coordenação de acompanhamento das famílias dos alunos, que vai auxiliar na resolução de problemas diversos. Esse trabalho será acompanhado pela primeira-dama Marta Gonçalves e segundo ele, já é uma evolução do projeto original.

A Diretora da Escola da Promoção da Vida, Micheline Said, destacou a iniciativa do prefeito Acilon Gonçalves de buscar soluções para a vida das pessoas e seu grande comprometimento com as crianças e adolescentes. Ela agradeceu os gestores das escolas municipais que apoiaram o projeto logo na primeira hora. A coordenadora da Escola, Miriam Barreto, fez um agradecimento especial ao prefeito pela iniciativa pioneira no país que irá influenciar positivamente a vida de muitos jovens.

O deputado federal Junior Mano destacou que o projeto tem largo alcance social, e com certeza, deverá tornar-se uma diretriz nacional por sua envergadura e importância no atual contexto da sociedade brasileira, que vem lutando contra a violência e drogas que atingem principalmente os adolescentes. O deputado estadual Bruno Gonçalves afirmou que com a Escola da Promoção da Vida, a Prefeitura está adotando os alunos integrantes do JEC e do MEC. “Aproveitem essa oportunidade que a Prefeitura está dando para que vocês tracem uma nova rota em suas vidas, de paz e de prosperidade”, finalizou. Estiveram presentes ao evento, a primeira-dama Marta Gonçalves, o presidente da Câmara Municipal de Eusébio, Paulo César, os demais vereadores e os secretários municipais.