Eusébio inicia 2ª fase da campanha de vacinação contra sarampo e imunizará pessoas com idade de 20 a 29 anos

quinta-feira | 14/11/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, inicia na próxima segunda-feira (18) a segunda etapa da Campanha de Imunização contra o Sarampo. Nesta fase serão vacinados adultos jovens de 20 a 29 anos. Segundo o secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio Ramalho, a campanha vai rastrear o cartão de vacina dessas pessoas, uma vez que esse público-alvo é o de maior incidência nos casos de sarampo registrado no país.

De acordo com o secretário, o adulto de 20 até 29 anos deve ter registrado no cartão duas doses da vacina contra o sarampo após alteração feita pelo Ministério da Saúde, que aconteceu em 2017. “Como é uma mudança recente, muitos adultos desta faixa etária têm apenas uma dose, o que não assegura a proteção contra o vírus. Com a campanha, queremos verificar o cartão dessas pessoas e garantir que estão protegidas”, explicou.

Já a coordenadora de Imunizações da SMS, Rita de Cássia Alexandrino, informa também que nesta fase será intensificada a imunização nas crianças de 6 meses a menores de 1 ano, como também serão atualizadas as vacinas ainda pendentes. “O Dia D da Campanha contra Sarampo acontecerá no dia 30 de novembro, quando estarão funcionando todas as unidades básicas de saúde do município”. O prefeito Acilon Gonçalves enfatiza, que o público alvo nesta segunda fase deve procurar a unidade de saúde mais perto de casa, levando a caderneta de vacinação, para receber a dose da vacina. Segundo o prefeito, caso o adulto não ter sido vacinado anteriormente, deverá receber duas doses da vacina tríplice viral, com intervalo de pelo menos 30 dias entre ambas.