Eusébio inicia a campanha ‘Agosto Dourado’ 2020 de incentivo a amamentação

sexta-feira | 07/08/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, abriu nesta sexta-feira (07), a Campanha Agosto Dourado, que contará com ações de incentivo a amamentação exclusiva. Em solenidade no Hospital Municipal Amadeu Sá, a diretora do Hospital, Inês Said, falou às puérperas que aguardavam realizar o teste do pezinho em seus filhos, sobre a importância da campanha e anunciou que a  Sala de Apoio ao Aleitamento Materno, que vem auxiliando as mães que têm dificuldade de amamentar, funcionará, neste mês de agosto, 24 horas, de domingo a domingo, com uma equipe para atender as gestantes. Esse novo horário começará na próxima segunda-feira, dia 10, e irá até o final do mês.

Com relação a programação do ‘AgostoDourado’, devido a pandemia pelo novo coronavírus, a Prefeitura não realizará palestras nas unidades de saúde como nos anos anteriores. A previsão, segundo a enfermeira Larissa Frota, é que sejam realizadas atividades online durante este mês.Inclusive com a realização de uma “Mamaço” como incentivo a amamentação com participação online das mães. No Hospital Amadeu Sá foi montado um painel na entrada principal da Maternidade, como uma simbólica homenagem às pacientes. Foram fixadas no painel, fotos de funcionárias, pacientes e doadoras amamentando seus filhos.

A Semana Mundial de Amamentação (Semam),que está dentro do ‘Agosto Dourado’, traz como tema este ano “Amamentar por um Planeta Saudável”. Segundo Larissa, o AgostoDourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. “Utilizamos a cor dourada para simbolizar essa luta, por ela está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. São trinta dias, onde vamos celebrar a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento materno”, destaca.

O secretário de Saúde de Eusébio, Mário Lúcio, ressalta que além de todos os benefícios para mãe epara o bebê, o aleitamento materno  é uma prática  ecológica, porque tem zero desperdício de alimentos; não produz resíduos; não gera gases para o efeito estuda; não causa um exorbitante consumo hídrico, além de ser um recurso renovável.Enfatiza, ainda, o aspecto econômico da amamentação exclusiva nos primeiros seis meses para as famílias, que podem direcionar os recursos que seriam usados para a compra de leite para outras necessidades do bebê e da família.

Segundo a responsável técnica pelo Posto de Coleta de Leite Humano e Sala de Apoio ao aleitamento materno, Jaqueline Torres, desde a inauguração do setor, em junho de 2015, o local járecebeu doações de leite materno de 350 mães cadastradas. “Hoje estão ativas como doadoras 22 gestantes. As mães que estejam interessadas em doar leite para atender outras crianças necessitadas podem entrar em contato pelo telefone 98643 8445para receber as orientações necessárias”, afirmou.