Eusébio inicia a etapa escolar do Ceará Científico no dia 19

quinta-feira | 08/08/2019

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, dará início no próximo dia 19 com a etapa escolar do Programa Ceará Científico. Esta ação é implementada a nível estadual desde 2007 e envolve todas as escolas e estudantes da rede pública do estado do Ceará e tem como princípio popularizar as ciências e promover o desenvolvimento de tecnologias, estimulando a investigação, a inovação e a busca de conhecimentos de forma cotidiana e integrada com toda a comunidade escolar.

Segundo a secretária de Educação de Eusébio, professora Goretti Frota, o Ceará Científico possui três etapas: Escolar, Regional e a Estadual. “Na Etapa Escolar os projetos são desenvolvidos e apresentados na escola de forma curricular e por afinidade dos estudantes pela temática a ser pesquisada. Os trabalhos que se destacam na etapa escolar seguem para a etapa Regional”, ressaltou.

Ela assevera que as escolas já iniciaram a produção dos projetos em sala de aula. Cada escola terá sua culminância com a realização de uma Feira Cultural e Cientifica para a escolha dos melhores trabalhos a serem apresentados na Etapa Municipal. As Feiras Culturais e Cientificas nas escolas terão início no dia 19, das 13h30 às 16h30, nas escolas Francisco Tavares de Abreu (Encantada) e São Miguel (Coaçu).

No dia 20, as atividades acontecerão pela manhã, nas escolas João de Freitas Ramos (Olho D’água) e Guaribas, das 7h30 às 10h30 e a tarde nas escolas do Cararu e  Paulo Sá (Mangabeira), das 13h30 às 16h30. No dia 21, a ação terá continuidade nas escolas Elisbão Pio (Precabura) e Eduardo Alves Ramos (Timbú), das 7h30 às 10h30 e na Josefa Sá (Urucunema) e Izídio José Campina (Tamatanduba), das 13h30 às 16h30.

No dia 22, será a vez das escolas da Lagoinha, Neusa de Freitas Sá  (Centro) e Erotides Melo Lima (Lagoinha), no horário de 7h30 às 10h30 e das escolas Santa Clara e Raul Cavalcante II (Jabuti 20), das 13h30 às 16h30. No dia 23, a etapa escolar será concluída com Feiras nas escolas Evandro Ayres de Moura (Santo Antônio) e Mário Sales (Jabuti) no horário de 7h30 às 10h30.

Os melhores trabalhos da etapa escolar representação as escolas na Feira Cultural e Científica Municipal que acontecerá no dia 29 de agosto, das 13 às 17 horas. Após a etapa Municipal acontecerá a Regional que será desenvolvida por cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) e pela Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR). Os trabalhos que se destacam em cada Regional seguem para a etapa Estadual, que ocorrerá em Fortaleza e reunirá os projetos escolares destacados de toda a rede pública estadual, distribuídos em oito categorias e um total de 184 equipes e mais de 750 participantes.

Os projetos escolares premiados na etapa Estadual recebem financiamento para representar o estado nos principais eventos nacionais e internacionais. O Ceará Científico 2019 contempla as seguintes categorias de pesquisa: Linguagens e Suas Tecnologias; Ciências e Engenharia;  Ciências Humanas e Suas Aplicações; Matemática e Suas Tecnologias; Robótica, Automação e Aplicação das TIC; Pesquisa Jr. – Ensino Fundamental;  Educação Ambiental;  Expressões Artístico-Culturais na Pesquisa em Educação Ambiental.

O prefeito Acilon Gonçalves observa a importância desse programa que possibilita que os alunos desenvolvam projetos, sob orientação de seus professores, estabelecendo relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da base comum do Ensino Fundamental e Médio, com problemáticas sociais, culturais e ambientais. Além disso, ressalta o estimulo a investigação e a busca de conhecimento de forma cotidiana e integrada com toda a comunidade escolar.