Eusébio inicia a Semana do Bebê

sexta-feira | 23/05/2014

A Prefeitura de Eusébio abriu com grande estilo a III Semana do Bebê, evento anual que tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre os cuidados com a primeira infância. O evento, realizado no auditório da Escola Neusa de Freitas Sá, contou com a presença do prefeito Júnior, que proferiu uma palestra sobre o “Parto Humanizado”, tema da semana deste ano. Participaram ainda secretários municipais, vereadores, servidores públicos e comunidade em geral.

A secretária de Educação, Ivonilde Santos, destacou que durante toda a semana, as escolas estarão realizando atividades referentes à Semana do Bebê e agradeceu o empenho de todos profissionais de Educação para que essas atividades se concretizem. O secretário de Saúde, Mário Lúcio, observou que o evento é um símbolo de como o Eusébio trata de seus bebês. “Esse cuidado inicia logo no pré-natal e vai até o pós-parto, quando a mãe e a criança recebem todo o apoio da Prefeitura”.

O secretário de Cultura, Léo Abreu, frisou que diversas atividades culturais também estarão acontecendo durante a semana dedicada ao bebê, tanto na Escola de Artes, com contação de histórias, visitas culturais, como também nas escolas do município.

A secretária de Esportes, Goretti Frota, por sua vez, disse que a cada ano o evento cresce em importância e envolvimento da comunidade, “É uma alegria vermos tantas políticas públicas voltadas para a família, com participação de todas as secretarias, isso garante cidadania e melhor qualidade de vida”, asseverou.

Em seguida o prefeito Júnior, destacou que a Semana do Bebê, hoje é uma ação descentralizada, que tem a participação de várias secretarias municipais e vários atores envolvidos. “Essa característica fortalece essa atividade e dissemina seus propósitos junto às comunidades, que podem participar de diversas ações relativas à semana”, observou.

Na palestra, proferida por ele sobre o tema Parto Humanizado, o prefeito afirmou ser preocupante o número de mulheres que preferem o parto Cesário ao natural, com a proporção de 70% que preferem a primeira modalidade.

Segundo ele, a segunda modalidade é mais saudável tanto para a criança como para a mãe. “Evita diversas doenças, amplia o laço mãe com o filho, evita problemas respiratórios no bebê, possibilita uma menor taxa de dor e espasmo e aumenta índice de amamentação. O parto humanizado não é um tipo de parto, mas um conjunto de ações desenvolvidas para permitir uma melhor qualidade de vida às crianças”.

O prefeito observou que a Maternidade Amadeu Sá criou o Centro do Parto Humanizado, tendo como primeiro os três “Pês”, pré-parto, parto e pós-parto. “Lá a mãe tem todo o atendimento necessário e direito a um acompanhante no momento do parto. A mesma maca onde ela entra na maternidade, se transforma em cama de parto e posteriormente no local onde ficará no pós-operatório. O bebê ao nascer é cuidado em um berço que fica ao lado da mãe”, frisou o prefeito.

O prefeito Júnior observou que mo Eusébio, ao longo dos últimos 12 anos ampliou o Programa de Saúde da Família, que hoje atende a 100% das famílias do município; atualizou em 100% os cartões de vacinas das crianças nascidas na cidade; ampliou o número de creches que hoje atendem a maioria das crianças de 0 a 6 anos; incentiva a realização do pré-natal; combate a desnutrição infantil e reduziu o índice de mortalidade infantil de 17 para 9,1 óbitos por mil nascidos vivos, “esse é o melhor indicador e mais fidedigno da saúde, comparável a de países do primeiro mundo”.