Eusébio inicia as Pré-Conferências de Saúde na próxima quinta-feira

segunda-feira | 18/03/2019

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através do Conselho Municipal de Saúde, realiza nos dias 21, 26, 27 e 29 de março as Pré-Conferências Municipais de Saúde, que são encontros preparatórios para a Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá no dia 11 de abril, na sede da Fiocruz, no bairro Precabura. Este ano, o tema das conferências, tanto nacional, estadual, como municipal é “Democracia e Saúde”.

Cada pré-conferência terá um tema especifico a ser discutido com os presentes.  A I Pré-Conferência terá como tema “Saúde como Direito” e acontecerá no dia 21 de março, das 8 as 12 h, no Polo de Atendimento do Jabuti (Rua São Benedito, 201). A II Pré-Conferência, a ser realizada no dia 26 de abril, no Polo de Atendimento da Mangabeira (Rua Otoni Sá, S/Nº), abordará a temática “Consolidação do SUS”.

Teremos ainda a III Pré-Conferência, no dia 27 de março, no Polo de Atendimento do Parque Havaí – ABC  (Rua Pioneiro S/Nº), quando será debatido o “Financiamento do SUS”. Por fim, na IV Pré-Conferência, a discussão será em torno da “Composição. Organização e Funcionamento dos Conselhos de Saúde”, que será sediada no Polo de Atendimento da Pedras/Santo Antônio, no dia 29 de março.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Monteiro, os três primeiros temas foram determinados pela instância nacional e o quarto pelo Estado. “Para otimizar a organização, cada pré-conferência discute um tema e apresenta propostas que serão levadas à Conferência Municipal, e esta por sua vez, avalia as melhores ideias para serem levadas à Conferência Estadual. Cada tema terá um expositor da área de pesquisa da Fiocruz”, revela.

Segundo o prefeito Acilon Gonçalves, o controle social é um dos principais instrumentos de participação popular nas decisões da gestão pública e na melhoria dos serviços prestados à população. Ele observa que a participação popular é de fundamental importância para que as políticas públicas possam refletir as reais necessidades sociais e de saúde da população.