Eusébio inicia mutirão de mamografias atendendo mulheres de 40 a 59 anos agendadas nos postos de saúde

segunda-feira | 16/08/2021
O mutirão está atendendo 80 mulheres por dia, mas para ter acesso primeiro deve comparecer ao posto de saúde para receber a solicitação do exame (Foto: PME/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Assessoria Especial de Políticas para as Mulheres, iniciou nesta segunda-feira (16), o mutirão de mamografias, que prosseguirá até a próxima quinta-feira (19) para atender as mulheres de 40 a 59 anos, previamente agendadas nos Postos de Saúde. Estão sendo ofertadas 80 vagas por dia, sendo 40 pela manhã e 40 à tarde.

Até o mês de novembro, a meta é realizar 320 exames de mamografia, sendo um mutirão por mês. No final de cada mês será anunciada a semana de mutirão do mês seguinte. Os exames estão sendo realizados no Caminhão Amigo do Peito, que está estacionado no Caramanchão (ao lado do NAEC) do Polo de Lazer Ivens Dias Branco.

Os exames iniciam pela manhã às 7h e conclui às 12h, retornando no período da tarde de 13h às 16h. As mulheres agendadas pelos Postos de Saúde para realizar os exames devem levar a solicitação do exame, fotocópia do RG, comprovante de residência e o cartão do SUS. O exame, em média, tem duração de 10 a 15 minutos, não é invasivo e captura imagens do seio feminino com o mamógrafo. Esse é um aparelho que usa a mesma radiação do Raio-X tradicional, mas os feixes são projetados levando em conta a anatomia das mamas.

Para quem perder o agendamento, o Caminhão retornará ao município nos meses de setembro, outubro e novembro. A mamografia é um exame importante para detectar tumores malignos na mama. Mas, sozinho, dificilmente é conclusivo. Há casos onde é necessária a realização de uma biópsia para confirmar o diagnóstico.