Eusébio inicia na segunda vacinação contra HPV

sexta-feira | 07/03/2014

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Saúde, inicia na próxima segunda-feira, dia 10 de março, com a campanha de imunização contra o papilomavírus Humano (HPV), que acontecerá pela primeira vez na rede pública de saúde. A meta é a prevenção do câncer do colo do útero no município. No Eusébio a meta é vacinar 80% das meninas de 11 a 13 anos.

A vacinação será realizada pelos profissionais do Programa de Saúde da Família nas escolas municipais. Na segunda-feira serão imunizadas as meninas das escolas dos seguintes bairros: Amador, Encantada, Guaribas, Jabuti km 19, Jabuti km 20, Mangabeira e Santa Clara. As enfermeiras permanecerão nas unidades escolares das 7 às 16 horas.

A coordenadora do setor de Imunização da PME, Rita de Cássia Feitosa, observa que a campanha contra o Papilomavírus Humano (HPV), vai transcorrer até o dia 15 de março. “Após essa data faremos ações buscativas para que nenhuma menina entre 11 e 13 anos deixe de receber a vacina”, observou.

O HPV é um vírus que apresenta mais de 150 genótipos diferentes, sendo 12 deles considerados oncogênicos, ou seja, podem causar o câncer. Os tipos virais oncogênicos mais comuns são HPV 16 e 18 (70% dos casos), enquanto os HPV 6 e 11 estão associados a até 90% das lesões genitais.

Principal forma de transmissão é por via sexual. A vacina, por sua vez, representa potencial para reduzir a carga de doença cervical e lesões precursoras. A vacina é uma ferramenta de prevenção primária e não substitui o rastreamento do câncer, pois não confere proteção contra todos os subtipos oncogênicos de HPV.