Eusébio inicia no domingo, com pedalada, as comemorações da Semana do Meio Ambiente

sexta-feira | 03/06/2022

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), realiza, de 5 a 8 de junho, as comemorações alusivas a Semana do Meio Ambiente/2022, com o tema “Nascentes Preservadas, Água Garantida – Reimagine, Recrie, Restaure. Este e o nosso Momento!”. Tema foi escolhido pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), do Governo do Estado.

Segundo o secretário de Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, o Ceará é um estado localizado na região semiárida, por isso sempre temos que estar economizando água e buscando a melhor produtividade possível para nossos recursos hídricos. “Temos que cuidar das nossas bacias hidrográficas e para isso precisamos cuidar das nossas nascentes que precisam estar protegidas, arborizadas, para evitar problemas futuros. O Ceará perdeu praticamente metade de sua cobertura vegetal, temos realizado plantios em todo o estado e estamos chamando os municípios, como o Eusébio, a nos auxiliar nesse trabalho de cuidado com as nascentes. Para a realização do Junho Ambiental contamos com a participação de 142 municípios e mais de 8 mil Agentes Jovens Ambientais, que estão trabalhando a educação ambiental, e uma das vertentes é o cuidado com recursos hídricos e nossas nascentes”, afirmou.

A programação, no Eusébio, começa no domingo (05) com a Pedalada Nascentes Preservadas, Água Garantida, que contará com a presença do prefeito Acilon Gonçalves e demais autoridades municipais e a população. A concentração será a partir das 7h na Praça da Bíblia (Pires Façanha) e a saída as 8h com percurso pela Avenida Eusébio de Queiroz até a Praça do Polo de Lazer Francisco Ivens Dias Branco.

Na segunda-feira (06) acontecerá o plantio de mudas no entorno da Lagoa do Coaçu, das 8h às 10h. O momento contará com a participação de técnicos da AMMA e dos Agentes Jovens Ambientais (AJA), projeto da SEMA que beneficia jovens na idade de 15 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, que estejam matriculados ou tenham concluído o ensino médio em escola pública, e integrantes do Cadastro Único, para atuação em projetos socioambientais.

Na terça-feira (07), também de 8h as 10h, acontecerá a instalação de placas de identificação e educação ambiental no entorno das lagoas Guaribas e da Precabura. “Inicialmente realizaremos a instalação de placas nessas lagoas e até final de agosto queremos atender todas as lagoas do município. As placas trazem orientações e alertas para que os espaços não sejam poluídos”, diz a coordenadora de Educação Ambiental da AMMA, Stela Barros. Essa ação tem a parceria com a Sema.

Fechando a programação, acontecerá, na quarta-feira (08), mini palestras com o tema “A Importância da preservação dos Recursos Hídricos”, que será ministrada por técnicos do Departamento de Educação Ambiental da AMMA em escolas da Rede Municipal de Ensino e no Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME), no horário das 8h às 10h.

O Prefeito Acilon Gonçalves convida a população para participar da programação iniciando com a pedalada que acontece no próximo domingo. “Estamos também entrando no mês das comemorações do aniversário do município e teremos durante todo o mês diversas ações voltadas para essa data. O Tema escolhido para o Junho Ambiental é de grande importância, pois a água é um bem precioso responsável pela vida no planeta, por isso cada um de nós deve cuidar e preservar nossos recursos hídricos, principalmente descartando os resíduos de forma correta, pois o lixo jogado no meio ambiente retorna em forma de poluição e doenças”, pontuou.

Semana

A Semana do Meio Ambiente, instituída oficialmente pelo Decreto Nº 86.028, de 27 de maio de 1981, tem como finalidade “promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país”. Esse evento é realizado anualmente, na primeira semana do mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. A Lei Estadual no 17.227/2020 estabelece o mês de Junho como Junho Ambiental.