Eusébio inicia o Outubro Rosa nos postos de Saúde

segunda-feira | 16/10/2017

O Eusébio deu início nesta segunda-feira (16) com a campanha “Outubro Rosa” nos Postos de Saúde. O prefeito Acilon Gonçalves abriu o evento no Posto de Saúde do Jabuti Km 20, ao lado da primeira dama, Marta Gonçalves; da secretária de Desenvolvimento Social, Michele Queiroz; da Assessora de Políticas para Mulheres, Yara Steremberg, e da Coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Nelci Bezerra. No Posto do Jabuti Km 19, os trabalhos foram coordenados pelo ex-prefeito Arimatéa Júnior.

No Jabuti Km 20, o prefeito Acilon Gonçalves destacou que está iniciando a campanha em cada posto, mas as mulheres podem comparecer aos postos de saúde até o dia 31 de outubro, para receber a guia e realizar o exame de mamografia.  Antes de iniciar os atendimentos, Acilon reuniu as mulheres no auditório da Unidade e fez uma explanação sobre como funcionará a campanha. Ele solicitou as mulheres presentes que avisem sobre essa campanha na vizinhança. “Faremos o possível para garantir a saúde integral de vocês. Se for preciso qualquer exame a mais, ele será disponibilizado”, disse.

“Toda vez que se realiza uma campanha é para tentar tirar o atraso das coisas que se fazia normalmente, mas que não atingia 100% da meta. Então aproveitamos o Outubro Rosa para chamar as mulheres que não estão em dia com seus exames de prevenção do câncer de mama, e disponibilizar a elas a mamografia, que é o inicio da prevenção do câncer de mama e com um diferencial este ano; todos os exames que a mamografia sugerir, a prefeitura vai disponibilizar para as mulheres, como ultrassonografia, mamografia como magnificação, biópsia de nódulo, tudo isso será disponibilizado, até o tratamento, se porventura der alguma coisa mais séria”, frisou.

Após a explanação de Acilon, a Assessora Especial de Políticas para a Mulher de Eusébio Yara Steremberg fez uma explanação sobre a prevenção do câncer de Mama, às mulheres presentes. Elas também foram atendidas pelas enfermeiras para o preenchimento da ficha de encaminhamento para o médico e para o exame de mamografia.

O prefeito Acilon disse que diante da proposta do Outubro Rosa, está conclamando todas as mulheres do município, entre 50 e 69 anos que não tiverem feito mamografia no último ano; as mulheres entre 40 e 50 que não tiverem feito mamografia nos últimos dois anos e as mulheres com mais de 35  que tiverem alguma história de câncer de mama na família, para procurarem as suas unidades de saúde até o dia  31 de outubro. Nos locais elas receberão a requisição de mamografia. Pontua que as mulheres serão submetidas a toda investigação para a prevenção do câncer de mama.

O ex-prefeito Júnior, por sua vez, disse que a iniciativa da Prefeitura é bastante proveitosa porque o câncer de mama é a doença que mais mata as mulheres no país. Infelizmente acomete milhares e milhares de mulheres por ano e campanhas como essa favorecem a detecção precoce do câncer através da mamografia. “Eu vejo como a única forma de tratar adequadamente, uma  vez detectado de forma precoce o tratamento é efetivo. A Campanha da Prefeitura Municipal de Eusébio chega em muito boa hora e com certeza beneficiará da manutenção da saúde das mulheres de nossa cidade”, frisou.

Até quinta-feira a campanha terá continuidade, mas o atendimento prosseguirá até o fim do mês de outubro nos postos de saúde do município. Nesta terça-feira, dia 17, das 8h às 12h, os atendimentos ocorrerão nos Postos das Guaribas e Amador e das 13h às 16h, nos postos da Lagoinha e Parque Havaí. Na quarta, dia 18, das 8h às 12 h, o atendimento será nos postos do Autódromo e Urucunema e das 13h às 16h no Coaçu e na Encantada.  Já na quinta, dia 19, das 8h às 12h, será a vez dos postos Timbú e Olho D’água e das 13h às 16h nas Unidades Básicas da Mangabeira, Cararu/Precabura.