Eusébio inicia planejamento da Semana do Bebê

segunda-feira | 26/03/2018

A Prefeitura de Eusébio iniciou, através da Comissão Intersetorial da Semana do Bebê, o planejamento para a realização da atividade, que acontecerá de 7 a 11 de maio. A semana, já tradicional no município, terá como tema este ano: “A importância dos mil dias no desenvolvimento seguro do bebê”.

A ação visa garantir a sobrevivência e o desenvolvimento de criança em seus primeiros anos de vida. A ação vem contribuindo para garantir do direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido do HIV/aids e de outras doenças.

O encontro contou com as participações das secretárias: Michele Queiroz (Desenvolvimento Social), Goretti Frota (Educação) e Ivonilde Silva (Gabinete), da presidente da Câmara Municipal de Eusébio, Neila Martins, além de representantes das secretarias de Cultura e Turismo; Saúde; Educação; Desenvolvimento Social e do Conselho Tutelar.

Na reunião ficaram definidas as contribuições de cada secretaria, quanto o material necessário e atividades a serem realizadas durante a semana. A abertura será no dia 7, com uma Audiência no auditório da Escola Neusa Freitas de Sá e o encerramento, no dia 11, no mesmo local, quando o “Bebê Real”, primeira criança que nascer de parto normal no município durante o período da Semana do Bebê, será coroado e receberá presentes.

A semana foi criada pela lei 1.067 de 14 de março de 2012. Segundo a professora Maria do Carmo Santos (Carmosa), coordenadora da comissão intersetorial, o tema deste ano será reverberado em 2019 e 2020. “Esse vai ser o grande diferencial da Semana do Bebê nos próximos anos no Eusébio. Nessa semana teremos ações conjuntas em várias áreas, saúde, educação, desenvolvimento social, cultura, para que a população se integre e participe desse trabalho de conscientização”, revelou.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que o Eusébio conta com um trabalho exemplar no cuidado com a primeira infância, tanto que o índice de mortalidade infantil tem a cada ano reduzido, ficando no mesmo nível do de países de primeiro mundo, segundo a própria Unicef. Ele destaca nesse trabalho, o compromisso dos profissionais de saúde e dos agentes comunitários de saúde, que são vigilantes com relação às crianças do município. Além disse destaca o trabalho desempenhado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, nas ações visando a garantia do bem estar das crianças. “A Semana do Bebê vem consolidar nossas ações, coroando todo o trabalho que o município vem empreendendo durante o ano”, destacou.