Eusébio inicia Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

terça-feira | 25/08/2015

Deficientes intelectuais, auditivos, autistas, com transtorno de déficit de atenção, com Down, com baixa visão e cadeirantes tomaram às ruas do Centro do Eusébio, na manhã desta segunda-feira (24), na abertura da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A semana é promovida pela Prefeitura Municipal de Eusébio, através do Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais (NAMME) e da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

A programação acontece de 24 a 29 deste mês com atividades diversas. Nesta segunda-feira, uma caminhada reunindo cerca de 300 pessoas, transcorreu na Avenida Eusébio de Queiroz, a partir da Praça do Pólo de Lazer até a rotatória com a Avenida Parnamirim, retornando ao mesmo local. O objetivo, segundo a coordenadora do NAMME, Elieuda do Vale, foi chamar a atenção da sociedade eusebiense sobre a necessidade da não discriminação e inclusão das pessoas com necessidades especiais.

Elieuda do Vale observa que a Semana, neste ano, tem como tema “Inclusão se conquista com autonomia”. “A inclusão, como discurso, invadiu a sociedade e, atualmente, vem sendo utilizada nos diversos contextos como forma de referir-se à justiça social e à cidadania e aos benefícios de populações submetidas a prejuízos resultantes de práticas excludentes vivenciadas e de privação da convivência social. Precisamos tirar o discurso do papel e colocar em prática e é isso que estamos realizando no Eusébio, dando a esses alunos ferramentas para que se desenvolvam e tenham autonomia em sua vida, sem discriminações ou preconceitos”, revela.

Na solenidade estiveram presentes: a secretária de Esporte e Juventude, Goretti Frota; os vereadores França e Tarcísio da Cultura; a coordenadora do NAMME, Elieuda do Vale; a coordenadora da Sala de Inclusão, Marcilene de Lima; a presidente da APAE-Eusébio, Lucimar Gomes; pais de alunos; profissionais que atuam na área; diretoras de escolas e população em geral. O evento contou com o apoio da Guarda Municipal e a Autarquia Municipal de Trânsito, que organizaram o trânsito para a caminhada.

O prefeito Júnior destaca a importância da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, no sentido de chamar a atenção da sociedade sobre esse trabalho de inclusão que vem sendo realizado pela administração, junto com entidades filantrópicas, com único objetivo de dar dignidade as pessoas com necessidades especiais. Ele observa que o lema da semana, “Inclusão se conquista com autonomia”, resume o trabalho que vem sendo realizado tanto pelo NAMME, como a Sala de Inclusão e a APAE, no atendimento aos alunos com deficiência.

“Durante muito tempo no Brasil as pessoas com deficiência tiveram o acesso aos direitos sociais negados e comprometendo, ao mesmo tempo, o exercício dos deveres cidadãos, como votar, participar de processos decisórios quando da discussão e formulação de documentos de interesse público e outros. Uma situação que não se restringia, evidentemente, a um ou outro cidadão, mas a vários, por questões étnicas, de sexo, lingüísticas, por deficiência e outros”.

“No Eusébio esse trabalho de resgate foi iniciado por nossa atual secretária de Desenvolvimento Social, Marta Gonçalves, que auxiliou a APAE a se instalar em nossa cidade e posteriormente a Prefeitura encampou essa idéia, criando condições para que essas pessoas tivessem um atendimento mais digno e humano. Hoje, são atendidos pelo município 426 alunos que têm todas condições de conquistar autonomia e respeito na sociedade”, pontuou o prefeito.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA

25.08 – Palestra com a equipe do Ronda do Quarteirão (O Papel do Ronda Escolar), tendo como público alvo as mães, das 9 às 11 horas;

Cinema na APAE/NAMME, das 8 as 11 horas

26.08 – Lanche coletivo e piquenique, atividades recreativas (APAE/NAMME)

27.08 – Palestra com a professora Alana (interprete de LIBRAS) na Escola Estadual de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz,

28.08 – Contação de História com a equipe do Naec (APAE/NAMME)

29.08 – Encerramento com corrida promovida pelo Ronda Escolar, na APAE/NAMME a partir das 8h30min.