Eusébio inicia Semana do Meio Ambiente de 2018

terça-feira | 05/06/2018

A Prefeitura Municipal de Eusébio iniciou nesta terça-feira (05), no auditório da Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz, as comemorações referentes a Semana do Meio Ambiente de 2018, com o tema “coleta seletiva”. Na oportunidade o presidente da Autarquia, Celso Rodrigues abordou o tema para um auditório repleto de estudantes. “Vocês são o futuro desse país e por isso depende de vocês qual o país que teremos. Temos que ter atenção com a produção de plásticos, pois são produzidas 1 trilhão de sacolas plásticas por ano. Um estudo mostra que em 2080, teremos mais plástico no mar do que peixes”, afirmou.

Celso destacou que durante esta semana haverá a continuidade da implantação do sistema de Coleta Seletiva no Eusébio, que hoje atende 70% da população. “Recebemos uma consultoria do Governo do Estado, que verificou que o Eusébio está com um sistema bem desenvolvido e que é exemplo para os demais municípios que agora que estão iniciando o processo”, revelou.

A programação contou com uma palestra do representante da Secretaria de Meio Ambiente de Fortaleza, Orleans Dutra, da Célula de Educação Ambiental, que abordou como o sistema vem sendo implantado em Fortaleza, através do projeto “Reciclando Atitudes”, destacando o trabalho com os catadores, implantação de ilhas ecológicas e os ecopontos em 43 pontos da Capital.

Em seguida, o presidente da AMMA, Celso Rodrigues apresentou a equipe da Associação dos Catadores e Catadoras de Resíduos Sólidos de Eusébio, que vem realizando o trabalho de coleta de materiais nos bairros, comercializando com empresas de reciclagem e dividindo entre os membros da associação, formada por catadores.

Adriana Bezerra, da Secretaria de Saúde destacou as ações da saúde no trabalho de coleta seletiva e a coordenadora de Educação Ambiental da AMMA, Stella Barros destacou o trabalho junto as escolas e comunidades em busca de uma consciência ecológica. No final a Banda de Lata da Escola do Cararu fez uma apresentação aos presentes.