Eusébio inicia Semana do Teatro

quinta-feira | 27/03/2014

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Secretaria de Cultura e Turismo, abriu hoje, na Escola de Artes Aloísio Bruno – antigo Naec, a I Semana de Teatro do Eusébio – a Trindade Teatral, faça chuva, faça sol.

Na abertura oficial foi realizado um café performático, com a presença do secretário de Cultura e Turismo, Léo Abreu e do vereador Tarcísio da Cultura.

No evento foram homenageadas três personalidades ligadas às raízes do teatro no município de Eusébio: a escritora Fabiana Guimarães, o vereador Tarcísio da Cultura e a primeira dramista do município, Vera Maria, homenagem feita in memorian.

O evento, que acontece até o dia 28, tem como objetivo comemorar o dia mundial do Teatro que transcorre no dia 27 de março. A primeira a falar na solenidade foi a escritora Fabiana Guimarães, que disse estar honrada com a homenagem, principalmente por ser da terra e estar sendo reconhecida por seu trabalho.

O vereador Tarcísio da Cultura, por sua vez, destacou que o trabalho da Cultura no Eusébio teve início com um grupo de teatro, que mesmo sofrendo preconceitos no início hoje está consolidado, sendo uma das principais engrenagens da atual Escola de Artes [antigo Naec].

Tarcísio agradeceu a ex-primeira dama do município e atual secretária de Desenvolvimento Social, Marta Gonçalves, por ter sido a primeira pessoa que acreditou no trabalho do teatro; ao ex-prefeito Acilon Gonçalves, pela confiança no grupo e por ter concluído o prédio que abriga a Secretaria e a Escola de Artes e o prefeito Júnior por dar continuidade a esse trabalho na área de Cultura.

O secretário Léo Abreu disse ser um momento emblemático a comemoração em torno do Dia Mundial do Teatro. Segundo ele, esta será a primeira de muitas semanas comemorativas homenageando essa arte milenar. Observou que a Semana de Teatro contará com apresentações teatrais, performances, rodas de conversa e contações de histórias.

Em seguida, o vereador Tarcísio Cristiane, a escritora Fabiana Guimarães e a família da dona Vera Maria; o seu esposo Arquimedes e as filhas Patrícia e Priscila receberam uma singela homenagem. Em seguida aconteceu uma apresentação performática com os atores Erlyson Ferreira, Cleudivan Haddock e Camila Dias e uma ciranda na Praça da Escola de Artes.