Eusébio inicia Tempo Integral na próxima segunda em todas escolas da rede municipal

sexta-feira | 28/02/2020

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Educação, inicia no próximo dia 2 de março (segunda-feira), o Tempo Integral nas escolas da rede municipal de ensino, para os alunos 2º, 5º e 9º ano, e até o final do mês para as demais turmas. Os alunos do berçário e infantil já estão sendo atendidos desde o dia 22 de janeiro.

Neste ano, a previsão inicial é que sejam atendidos 9.096 alunos, desde o berçário até o 9º ano. Segundo a secretária de Educação, Goretti Frota, todas as escolas municipais estarão oferecendo o Tempo Integral, neste ano. Os alunos entram às 7 da manhã e permanecem até as 17 horas, de segunda a sexta,no ambiente escolar.

Os alunos tem um período com aulas regulares e um contraturno com outras atividades, entre as quais: acompanhamento pedagógico: principalmente português e matemática; atividades artísticas e culturais, dança, teatro, música; esporte e suas diversas modalidades; reforço nas matérias pelo próprio professor da turma, entre outras. Para ficar nos dois expedientes nas escolas, os alunos têm à disposição; banheiros com vestuários, o chamado almoço pedagógico, além dos lanches da manhã e tarde, e um local para descanso entre as atividades.

Segundo o coordenador do Tempo Integral da Seduce, professor Alexandre Alves, o aluno tem uma carga horária e 50 horas semanais, sendo um turno com as aulas regulares e no segundo turno as atividades de extensão. “Os alunos da manhã participam do período integral à tarde e os da tarde pela manhã. Por isso, as escolas tiveram acréscimo nas suas estruturas para atender todos os alunos”, acrescenta.

A adesão ao tempo integral é opcional, mas a Prefeitura trabalha para conscientizar os pais sobre a importância do Tempo Integral na formação integral das crianças e jovens em um ambiente seguro, e longe dos perigos das ruas.