Eusébio inicia vacinação contra Influenza e pede a população que evite corrida aos postos de saúde

sexta-feira | 20/04/2018

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde de Eusébio, iniciou nesta sexta-feira (20), a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A vacinação acontecerá até o dia 6 de junho deste ano, sendo que o dia “D” da campanha acontecerá no dia 12 de maio, onde todas as Unidades de Saúde estarão abertas para receber a população dos grupos prioritários das 8hs às 17hs.

O secretário de Saúde, Mário Lúcio, pede calma a população diante das notícias sobre o agravamento da doença e solicita que evite corrida aos postos de saúde. Ele afirma que o município só receberá do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado, 14 mil doses, que serão destinadas aos grupos considerados prioritários pelos órgãos federal e estadual. A Coordenadora de Imunizações. Rita de Cássia Alexandrino, informa que nesta sexta-feira a vacinação será iniciada pelos profissionais de Saúde do Município. Já na segunda-feira, dia 23, serão iniciadas as imunizações nos demais grupos.

A vacinação será aplicada conforme forem liberadas as vacinas pela Sesa. Os grupos prioritários são os seguintes: Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes; puérperas; trabalhadores de Saúde; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (levar prescrição médica); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; indígenas e professores.

O prefeito Acilon Gonçalves diz que as pessoas também podem tomar medidas preventivas para não contrair a doença, como evitar contato com pessoas já infectadas; lavar muito bem as mãos com água e sabão (inclusive entre os dedos, nos pulsos e por dentro das unhas) e utilizar álcool gel para uma higienização completa; em ambientes fechados, procure deixar as janelas abertas para que haja circulação do ar; se tocar em maçanetas, corrimãos, apoios do metrô e dos ônibus, evite levar as mãos até os olhos, nariz e boca enquanto não puder fazer nova higienização, além disso, deve-se evitar o estresse, ansiedade, má alimentação, dormir pouco, beber e usar drogas. “Isso enfraquece o sistema imunológico e deixa o organismo ainda mais exposto ao vírus”, observa.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A meta é vacinar 90% de todos o grupos prioritários ou seja, cerca de 12.261 pessoas no município. Veja o endereço dos postos que aplicarão as vacinas:

Nº ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE ENDEREÇO

01 UBASF LAGOINHA Rua: Blumenau nº 38 ,Lagoinha