Eusébio inicia vacinação da população em geral contra gripe, nesta quarta-feira

terça-feira | 06/07/2021
A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), H3N2 e Influenza B (Foto: Agência Brasil)

A Prefeitura de Eusébio, por intermédio da Secretaria de Saúde, realiza nesta quarta (07) e quinta-feira (08), a vacinação contra gripe (Influenza) da população em geral a partir dos 6 meses de idade. Todos Postos de Saúde do município ficarão abertos de 8h às 15h para atender a população. Também estará sendo realizada nessas datas a atualização do cartão de vacinas de rotina de crianças e adolescentes.

A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), H3N2 e Influenza B. A gripe H1N1 foi declarada como pandemia em 2009 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e infectou mais de 70 países. Em 2010, a vacina contra o vírus foi incorporada à vacinação contra as outras influenzas, e o H1N1 circula hoje como uma influenza sazonal.

Segundo a Secretaria de Saúde é importante que a população a partir de 6 meses de idade busquem os postos para receber a vacina contra a gripe, incluindo os que ainda não se vacinaram e faziam parte dos grupos prioritários das fases anteriores, o que pode evitar um novo surto de gripe. Serão aplicadas duas doses da vacina contra a gripe nas crianças de 6 meses a menores de nove anos de idade, que serão vacinadas pela primeira vez. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira.

Para ser imunizada, a pessoa deve apresentar documento oficial com foto e cartão do SUS. Caso a pessoa tenha recebido a vacina da Covid-19, ela deve aguardar para receber a vacina da gripe respeitando o intervalo de, no mínimo, 14 dias, e vice-versa.

Covid-19

Nesta quarta-feira (07), a Prefeitura de Eusébio dará continuidade a vacinação contra covid-19 (1ª dose) das pessoas de 37 anos ou mais. O mutirão acontecerá na sede do NAEC (Secretaria de Cultura e Turismo), das 8h às 16h. O Eusébio já recebeu 27.859 doses do Governo do Estado, tendo aplicado 27.742 doses. Foram aplicadas 21.836 primeiras doses e 5.243 segundas doses. Já 663 pessoas receberam a vacina Janssen (dose única).

Para ser vacinada, a pessoa precisa estar cadastrada no Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br) ser morador do Eusébio e estar na faixa etária da vez. Além das equipes de vacinadores, nos locais será disponibilizada uma equipe de suporte técnico para orientar sobre o cadastro no Saúde Digital. É necessário levar o comprovante do cadastro, RG (carteira de Identidade ou outro documento com foto), CPF ou Cartão do SUS e comprovante de Endereço.

As pessoas com sintomas gripais não devem ser vacinadas. Quem foi acometido por Covid-19, só poderá ser imunizado após 30 dias dos primeiros sintomas. Quem não puder comparecer ao dia da vacinação, por motivo de força maior, deve retornar a Unidade Básica de Saúde da sua localidade durante a semana e remarcar outra data para se vacinar.