Eusébio inicia vacinação de adolescentes com 16 anos completos nesta terça-feira; é necessária a presença de pais ou responsáveis

segunda-feira | 13/09/2021
Os adolescentes devem estar acompanhados dos responsáveis e cadastrados no Saúde Digital para receberem a vacinação (Foto: Levy Oliveira/Divulgação)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza nesta terça-feira (14) mais um mutirão de vacinação contra covid-19, com destaque para a imunização de jovens de 16 e 17 anos completos. Para esse público, é necessária a presença dos pais ou responsáveis no momento da vacinação e o adolescente deve estar cadastrado no site Saúde Digital, do Governo do Estado.

Também serão vacinados nesta terça-feira (14), com a primeira dose (D1) da Pfizer, os adolescentes com deficiência ou comorbidades permanentes de 12 a 17 anos. Estes também devem estar acompanhados dos responsáveis e ter em mãos o laudo médico; e as pessoas que receberam a primeira dose (D2) da Pfizer até o dia 22 de junho deste ano. Esse público deve se dirigir ao posto de vacinação do NAEC (Secretaria de Cultura), no horário de 8h às 15h.

Já nos Postos de Saúde, será aplicada a vacina Coronavac nos seguintes casos: a primeira dose (D1) em adultos a partir de 18 anos que faltaram no período marcado de vacinação para essa faixa etária (repescagem); a segunda dose (D2) em pessoas agendadas até o dia 20 de setembro deste ano.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância de mesmo imunizadas, as pessoas manterem os cuidados pessoais e com seus familiares, para evitar novos contágios de covid-19. “Apesar da redução dos casos, sabemos que essa doença e traiçoeira e não podemos baixar a guarda. Devemos continuar usando máscaras, manter o distanciamento social, higienizar as mãos sempre e evitar qualquer tipo de aglomeração”, pontua.

As pessoas gripadas não devem se deslocar aos postos para serem vacinadas, e aquelas que tiveram covid-19 recentemente devem aguardar 30 dias após os primeiros sintomas para receberem a dosagem. A Prefeitura mantém o cronograma de vacinação com a redução de pelo menos uma faixa etária por semana, estando vacinando a população de acordo com o número de vacinas que têm recebido do Governo do Estado, “vacina recebida, vacina aplicada,” conclui Acilon.