Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Eusébio introduz badminton nas escolas

segunda-feira | 30/09/2013

Por iniciativa do professor de Educação Física da Escola Francisco Tavares de Abreu, no bairro Encantada, Sherlock Serra, as crianças da comunidade estão conhecendo um novo esporte que vem conquistando cada vez mais adeptos no mundo – o Badminton. O esporte, originário da Índia, é jogado com raquete, rede e uma peteca. O Eusébio vem se destacando no esporte, já tendo neste ano enviado um representante para os jogos escolares que aconteceram na cidade de Natal – o aluno da Escola Neusa Freitas de Sá, Fernando Glaydson, que foi o segundo colocado na etapa cearense.

O professor Sherlock Serra diz que teve o primeiro contato com o esporte há cerca de um ano em um curso estadual. De posse de um kit (bola, rede e raquete) introduziu o esporte nas aulas de educação física que ministra na Escola Francisco Tavares de Abreu. “Iniciamos há um mês e a demanda vem crescendo. O esporte fascina e tem atraído muitos jovens do bairro”, destaca Sherlock, que já iniciou também turmas na Escola Eduardo Alves Ramos, no bairro Timbu.

Segundo ele, inicialmente os alunos são orientados sobre posicionamento na quadra e o manuseio da raquete, “iniciamos com noções básicas e com o tempo vamos entrar nas regras e na formação do atleta. Nossa idéia é disseminar esse projeto nas demais escolas e posteriormente formar atletas que representem nossa cidade e nosso estado em competições nacionais”, afirma o professor. O projeto conta com apoio da Secretaria de Educação e sua implantação nas demais escolas está em avaliação. As aulas são ministradas no período do tempo integral nas escolas.

História – O Badminton é um esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se uma espécie de peteca. Este esporte foi levado para a Inglaterra por militares ingleses, que o conheceram na Índia durante a fase da colonização inglesa (século XIX). Na Índia, o jogo possuía o nome de poona. Em 1873, surgiu a versão oficial do jogo, através do duque inglês de Beaufort.