Eusébio já realizou testes de Covid-19 em 21% da sua população

quarta-feira | 24/03/2021
A parceria realizada entre a Prefeitura de Eusébio, Governo do Estado e a Fiocruz, tem possibilitado descentralizar os testes para todos os postos de saúde obtendo os resultados de forma mais rápida (Foto: Divulgação)

O município de Eusébio, desde o início da pandemia pelo novo coronavírus, iniciada em março do ano passado, já realizou testes para COVID-19 em 21% de sua população. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Município, foram 11.563 testes realizados em eusebienses até esta terça-feira, 23 de março. A parceria realizada entre a Prefeitura de Eusébio, Governo do Estado e a Fiocruz, tem possibilitado descentralizar os testes para todos os postos de saúde obtendo os resultados de forma mais rápida.

Outro ponto importante tem sido o monitoramento dos casos confirmados de COVID-19. Obtendo resultado dos testes de modo mais rápido, a equipe da saúde faz visita domiciliar no dia seguinte ao resultado para orientação das medidas de isolamento (quarentena), orientação de prevenção a contaminação as pessoas que convivem na mesma casa, assim como para os sinais de alarme da doença: febre, dificuldade de respiração, perda do olfato e paladar, dentre outros, e orientando para que no caso de aparecer um desse sinais, procurar o serviço de saúde. Na visita domiciliar, um profissional farmacêutico, além das orientações, faz a entrega de medicamentos básicos de suporte aos sintomas da doença.

Números

Na primeira fase da pandemia, até 31 de dezembro de 2020, foram realizados 6.106 testes, o equivalente 11,24% da população. Destes, 2.008 casos foram confirmados para Covid-19 (32,88% dos cidadãos que fizeram os testes), foram registrados 72 óbitos (3,59% do número de infectados).

Já neste ano de 2021, de 01 de janeiro a 23 de março, foram realizados 5.457 testes de Covid-19, o equivalente a 10,04% da população. Foram confirmados 1.643 casos de Covid19, ou 30,10% das pessoas que realizaram os testes, com registro de 17 óbitos, que representa uma Taxa de Letalidade de 1,03%.

Na soma total, até 23 de março de 2021, foram realizados 11.563 testes (ou o equivalente a 21% da população de Eusébio); sendo confirmados 3.651 casos de Covid-19 (31,54% comparado aos testes realizados), 7.525 foram descartados, 2.672 pessoas foram curadas e ocorreram 89 óbitos (2,44% das pessoas contaminadas). Até o presente momento 2.269 pessoas já foram vacinadas.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que toda a Prefeitura está com suas atenções voltadas para a prevenção e combate a pandemia, com profissionais trabalhando de domingo a domingo para dar melhores condições a população nesse grave momento. “Contamos com a colaboração de todos os eusebienses para reduzirmos ao máximo possível a contaminação. E como fazemos isso? Permanecendo em casa, evitando sair sem necessidade. E se sair usar sempre a máscara, higienizar as mãos e evitar aglomerações, Cada um cuidando de si, também estará cuidando do próximo. Unidos venceremos essa batalha”, pontuou.