Eusébio já realizou testes de Covid-19 em 26,5% da sua população

sexta-feira | 16/04/2021
O paciente que tiver algum sintoma gripal deve se dirigir ao posto de saúde mais próximo de sua residência para ser examinado e realizar o teste para Covid-19 (Foto: Divulgação)

O município de Eusébio já testou o equivalente a 26,5% da sua população desde o início da pandemia Covid-19 de março de 2020 até esta quinta-feira (15/04). Ao se considerar apenas o ano 2021, já foram testados o equivalente a 16% da população. O procedimento, segundo o prefeito Acilon Gonçalves, tem sido fundamental para a redução do agravamento da doença no município, além claro de outras ações que tem sido realizadas pela equipe da Secretaria de Saúde. “Contamos também com o auxílio da população em manter os cuidados pessoais necessários. Jamais baixar a guarda, pois ainda estamos enfrentando a fase aguda da pandemia”, afirmou.

Segundo Acilon, o paciente que tiver algum sintoma gripal deve se dirigir ao posto de saúde mais próximo de sua residência para ser examinado e realizar o teste para Covid-19 (Swab). O segredo é realizar o teste logo no início dos sintomas. Após a testagem, o paciente com suspeita fica em isolamento domiciliar até sair o resultado, (em 24 horas), mas caso os sintomas permaneçam devem continuar em observação para repetir o teste em sete dias.

Os pacientes positivados para Covid-10, passam a ser monitorados por uma equipe de saúde que avaliam as condições clínicas deste em sua própria residência. Ele também passa a receber visitas, caso necessário, de profissionais da Equipe do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família e farmacêutico, que investigam os sinais de alarme que podem levar ao agravamento, como febre persistente, dores de cabeça e dificuldades de respirar.

Acompanhamento

O acompanhamento também é feito por telefone. As pessoas que convivem com a pessoa acometida também passam a ser monitoradas e caso apresentem sintomas também devem procurar o posto de saúde para iniciar o processo, isto é, fazer a testagem e caso dê positivo seguir as orientações da equipe médica.

Desde março do ano passado até hoje foram notificados 14.464 casos de Covid-19 no Eusébio. Destes, 9.620 foram descartados; 4.488 confirmados e 357 aguardam resultado do teste; 3.158 pessoas foram curadas e ocorreram 118 óbitos. Outras 1.188 pessoas estão em isolamento domiciliar e 24 pessoas seguem internadas.