Eusébio já vacinou mais de 40% da sua população contra Covid-19 com a primeira dose

sexta-feira | 18/06/2021
Neste sábado serão vacinadas as pessoas a partir dos 40 anos de idade com a primeira dose da Vacina AstraZeneca/Fiocruz (Foto: PME/Divulgação)

O Eusébio já vacinou mais de 40% da sua população com a primeira dose da vacina contra Covid-19. Foram 22.042 doses aplicadas até esta quinta-feira (17/06) sendo 17.440 com a primeira dose e 4.602 com a segunda dose, ou seja 8% da população.  A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal de Saúde prevê que a partir da segunda quinzena de julho deverão ser aplicadas a D2 (segunda dose) nas pessoas que já receberam a primeira dose no município.

Mas o Eusébio continua avançando na imunização da população geral contra Covid-19. Neste sábado (19), todos os postos de saúde estarão abertos com equipes de vacinação de plantão, como também será disponibilizado um posto avançado no NAEC, das 8h às 15 horas, para atender as pessoas a partir dos 40 anos de idade com a primeira dose da Vacina AstraZeneca/Fiocruz.

Para ser vacinada, a pessoa precisa estar cadastrada no Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), ser morador do Eusébio e estar na faixa etária da vez. Além das equipes de vacinadores, nos locais haverá uma equipe de suporte técnico para orientar sobre o cadastro no Saúde Digital. Os CRAS e os Polos de Atendimento também estão fazendo o cadastro no sistema auxiliando assim as pessoas que têm dificuldades com as redes sociais.

É necessário levar o comprovante do cadastro, RG (carteira de Identidade ou outro documento com foto), CPF ou Cartão do SUS e comprovante de Endereço. As pessoas com sintomas gripais não devem ser vacinadas. Quem foi acometido por Covid-19, só poderá ser imunizada após 30 dias dos primeiros sintomas. Quem não puder comparecer ao dia da vacinação, por motivo de força maior deve retornar a Unidade Básica de Saúde da sua localidade durante a semana e remarcar outra data para se vacinar.

O mutirão também estará realizando a vacinação contra Influenza em gestantes e puérperas, profissionais de saúde e de educação, idosos, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência e crianças de 6 meses a menores de 6 anos.