Eusébio lança a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, no dia 11

sexta-feira | 04/10/2019

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realiza no dia 11 de outubro próximo, o lançamento da campanha “Outubro Rosa”, que neste ano tem como tema: “Se toque: A Importância da Detecção Precoce do Câncer de Mama”. O evento acontecerá na Câmara Municipal de Eusebio, as 8 horas, com a presença do prefeito Acilon Gonçalves, vereadores e secretários municipais.

Durante todo o mês de outubro, as unidades básicas de saúde realizarão atividades voltadas para a campanha como: palestras; exames de prevenção de câncer de mama e do colo do útero e o “Dia D” de prevenção. Neste mês também serão realizadas mais 250 mamografias para atender as mulheres que ainda não foram beneficiadas com o exame. A Prefeitura já realizou, neste ano, mil mamografias, através da unidade móvel de mamografia digital “Amigo do Peito”. O público alvo são mulheres de 40 a 69 anos.

Segundo o secretário de Saúde, Mário Lúcio, só no Brasil, o câncer de mama é responsável pela maior parte de mortes por câncer em mulheres entre 40 e 69 anos. “Em 80% dos casos dessa doença, o tumor é descoberto pelas próprias mulheres, graças ao autoexame da mama feito em casa por meio do toque das mamas. O autoexame deve ser efetuado com uma certa frequência”, pontuou.

O prefeito Acilon Gonçalves evidencia que mesmo tendo um mês inteiro para se propagar a importância do autoexame, as mulheres podem procurar os postos de saúde em qualquer época para buscarem informações ou realizarem seus exames de prevenção. Ele esclarece às mulheres que no período de menstruação, podem ocorrer algumas mudanças e variações no corpo, principalmente na região dos seios, por isso, caso efetuem o autoexame nesse período, não se precipite no seu diagnóstico.

“É recomendado que espere esse período menstrual passar e faça novamente o autoexame. Caso as alterações permaneçam, procure então um médico”, assevera, acrescentando que num segundo momento, o exame de mamografia é recomendado para um diagnóstico preciso e consequentemente o tratamento.