Eusébio lança a coleta seletiva nos órgãos públicos

sexta-feira | 07/06/2019

A Semana do Meio Ambiente do Eusébio foi aberta nesta sexta-feira (7) no auditório Berenice Gonçalves, na sede da Autarquia Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA). Durante a solenidade foi lançado o projeto de Coleta Seletiva na Administração Pública. O presidente da AMMA, Celso Rodrigues, abriu o momento e destacou que a Coleta Seletiva no município é uma realidade e recolhe cerca de 350 toneladas de resíduos, por ano.

“Esse material é destinado à Associação dos Catadoras e Catadores de Resíduos Sólidos de Eusébio (ACCEU), e vem gerando renda e beneficiando as famílias dos catadores do município. Vamos ativar a coleta seletiva plena nos 24 bairros até o mês de julho e agora estamos iniciando a implantação da coleta na área administrativa, com todos os órgãos participando”, disse o presidente da AMMA.

Em seguida falou a coordenadora de Educação Ambiental da AMMA, Stella Barros que destacou que o ato de separação dos resíduos é um benefício que contamina as pessoas, que acabam agindo espontaneamente e contribuindo com o meio ambiente, “Quando fazemos esse pequeno ato em casa nossas atitudes mudam. Com esse projeto, o incentivo será bem maior, pois todos serão motivados a praticar a seleção no ambiente do trabalho. Cada sala dos órgãos públicos receberá um balde para a coleta de resíduos e orientações, fortalecendo assim as práticas saudáveis em nosso meio”, ressaltou.

O prefeito Acilon frisou que a coleta seletiva é uma forma de gerar emprego, protegendo o meio ambiente. “Os grandes geradores de resíduos falam que a coleta seletiva tem um custo muito alto, mas o ganho ambiental é tamanho, que supera esse valor considerado alto. Nós precisamos criar a cultura de selecionar nossos resíduos e nos conscientizarmos sobre o descarte em local apropriado. Então, ao expandirmos essa prática para todos os prédios públicos e todas as salas, vamos poder ter economia para os cofres públicos e uma conscientização maior sobre nosso papel na preservação do meio ambiente. E isso será exemplo para a população que também vai querer participar”, disse.

Em seguida, o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Milton Alves, ministrou uma palestra sobre a implantação da A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública), destacando a necessidade de mobilização e incentivo à participação de todos no processo e a orientação sobre formas de economizar energia, água e material de expediente. Pontuou que o resíduo, que ainda é produzido em grande volume no serviço público, é o papel. “Temos que encontrar formas de reduzir o volume, pois assim estaremos contribuindo com o meio ambiente.”

Ele deu dicas quanto a implantação da Agenda Ambiental, como a realização do Dia D em cada órgão, com apoio do secretário, presidente de Autarquia ou coordenador para a mensagem chegar a cada funcionário. O evento ficou concluído com a fala da coordenadora da Coleta Seletiva de Eusébio, Jaíres Lima, que destacou a realização do Dia D em cada órgão público.

Segundo ela, cada representante de secretaria e órgão público deverá informar quantos setores fazem parte do órgão e quantas salas possuem. “No dia D, os técnicos da AMMA e catadores irão a cada órgão solicitar o apoio nesse processo e iremos distribuir os baldes para a coleta seletiva. Neles devem ser colocados apenas resíduos sólidos como; vidro, ferro, alumínio e papel. Vamos, ainda, capacitar os funcionários que atuam nos serviços gerais para não misturarem os tipos de resíduos. O material será acondicionado no saco grande de ráfia que será recolhido pelo caminhão da Coleta Seletiva. Queremos concluir esse processo até o fim do ano,” finalizou.