Eusébio lança de forma pioneira o Programa de Redução de Vulnerabilidades do Município

segunda-feira | 27/06/2022
Prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância do programa para a implementação de políticas públicas resolutivas (Fotos: Levy Oliveira/PME)

A Prefeitura de Eusébio lançou, nesta segunda-feira (27/06), no plenário da Câmara Municipal de Eusébio, de forma pioneira, mais um projeto inovador para a implementação de políticas públicas com foco na melhoria da qualidade de vida da população. Trata-se do Programa de Redução de Vulnerabilidades do Munícipio. A implantação se dará a partir de um diagnóstico censitário que será aplicado nas 15 mil residências do município. “Com esse diagnóstico, conheceremos as vulnerabilidades e quais as políticas públicas que podem contribuir para solucioná-las”, disse o prefeito Acilon Gonçalves.

Acilon observou que o Eusébio chegou a realizar algo semelhante ao avaliar uma pesquisa feita pela Educação do município que identificou os alunos em situação de risco social para criar a Escola de Promoção à Vida (EPV). Apostamos nessa Escola, e hoje os alunos nos encheram de felicidade com os resultados, pois bateram todas as metas e saíram da situação anterior para uma melhor. Hoje, eles são protagonistas desse Programa de Redução de Vulnerabilidades e estarão aplicando os questionários que irão subsidiar nossas políticas públicas”, disse.

Cada aluno receberá um celular que terá instalado um aplicativo com o questionário a ser aplicado casa a casa. “Cada aluno vai atuar em seu território, no local onde reside. Com as informações colhidas, vamos produzir aqui no Eusébio algo que todo mundo precisa ter para propor soluções. Nós vamos produzir esse levantamento em torno de 120 dias e vamos mostrar para todos os municípios do Ceará como podemos ter políticas resolutivas que realmente atuem para modificar as coisas que precisam ser modificadas para melhor”, frisou o prefeito.

A Assessora Especial de Políticas sobre Drogas, Micheline Said, que está a frente do Programa, disse que a proposta é intersetorial e só pode ser implementada porque o Eusébio conta com uma rede articulada e com secretários comprometidos e que acreditam no trabalho integrado. Ela fez a apresentação do programa, suas fases e metas a serem conquistadas.  “O Eusébio tem um desenvolvimento acelerado e esse crescimento traz muitas coisas boas, mas traz também questões que precisam ser equacionadas. Nosso IDH é excelente, mas temos alguns bolsões de pobreza”, frisou.

Ela observa que o programa trata a vulnerabilidade de forma múltipla, isto é, podem ser de ordem de saúde, sofrimento psíquico, violência doméstica, situação comunitária, violência urbana ou aquilo que deixa a pessoa exposta. “Tivemos um agravamento das vulnerabilidades, devido a pandemia, isso em todo país, mas estamos saindo na frente nesse enfrentamento, daí surgiu a necessidade de criar um programa concreto baseado em evidencias. O programa vai inicialmente identificar e mapear as vulnerabilidades mais prevalentes. Aí entram os protagonistas que conhecem os seus próprios territórios e suas fragilidades, o que tem de bom e o que pode melhorar, que são os alunos veteranos da turma de 2019 da EPV”, pontuou

Em seguida, observou que feito o levantamento, acontecerá a implementação de ações intersetoriais que serão propostas para responder as vulnerabilidades de forma mais eficaz, que em resumo são as políticas públicas baseadas em evidencias. “O questionário nos proporcionará o conhecimento de como o cidadão está experimentando cada setor, pois trará questões sobre educação, saúde, segurança, mobilidade urbana, infraestrutura. Os dados serão digitados no aplicativo e será monitorado. O prefeito poderá acompanhar o andamento dos trabalhos em uma sala de situação a ser montada. Ele acompanhará de forma online onde cada aluno se encontra e receberá os resultados também de forma online. Os dados vão gerar gráficos e relatórios em tempo real. No final, teremos o levantamento mais completo feito sobre a situação de cada cidadão do Eusébio, possibilitando assim a criação e implementação de políticas públicas eficazes e resolutivas,” concluiu.

Participaram do lançamento do programa, o prefeito Acilon Gonçalves, o presidente da Câmara Municipal de Eusébio, vereador Fares Filho, os vereadores, Nildinho, Silvia Aragão, Dyexon Abreu, Paulo César, Nonato Xilito, Henrique do Timbu, França, Elenilson Abreu, Roberto Rocha, Wanda e os secretários Josete Malheiro (Saúde), Rejane Sales (Segurança); Samara Cordeiro (Desenvolvimento Social); entre outras autoridades.

A Assessora Especial de Políticas Sobre Drogas, Micheline Said, explicou como funcionará o Programa de Redução de Vulnerabilidades