Eusébio lança em parceria com o SESC, projeto de preservação ambiental da APA do Rio Pacoti

terça-feira | 16/05/2017

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Autarquia Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (AMMA), em parceria com o SESC Fortaleza e apoio do LABOMAR/UFC, iniciou no final de semana passada as atividades do projeto Aflorar, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti. O lançamento aconteceu no Centro de Estudos em Aquicultura Costeira (CEAC),uma estação avançada de pesquisa do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), no bairro da Mangabeira.

O projeto Aflorar é uma iniciativa é da Unidade doSESC Fortaleza, por meio da Atividade Desenvolvimento Comunitário. O projeto encontra-se na 3ª edição, e vem sendo desenvolvido na APA do Rio Pacoti, em parceria também com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

Representando a Prefeitura e a AMMA estiveram presentes a coordenadora de Educação Ambiental da AMMA, Stella Barros; a engenheira ambiental da Autarquia, Jaíres Lima, professores e alunos da Escola Cararu, que participarão das atividades a serem desenvolvidas pelo projeto.

Segundo o presidente da AMMA, Celso Rodrigues, o projeto deverá contribuir com a preservação da biodiversidade da flora e fauna na área da APA do Rio Pacoti, com a promoção de ações de proteção e ampliação da presença das plantas nativas nas áreas verdes.

A coordenadora de Educação Ambiental da AMMA, Stella Barros, destaca que entre as atividades a serem desenvolvidas estão: a educação ambiental e protagonismo; levantamento florístico; intercâmbio ambiental; intervenções ambientais, através de promoção da visibilidade, proteção e utilização sustentável das áreas verdes. Destaca que o projeto ocorre todas as sextas- feira, na região da APA.

O Prefeito Acilon Gonçalves (PEN) pontua que o projeto é muito bem vindo ao município, principalmente por seu caráter de preservação dos ecossistemas de manguezal, dunas, mata de tabuleiro e ciliar presentes no entorno do rio Pacoti. Para ele, além da riqueza desses recursos, é importante preservar a bacia do rio para o abastecimento de água da Capital e municípios da Região Metropolitana. Ele observa que estão inseridas nos limites da APA nove comunidades que sobrevivem diretamente da utilização de seus recursos naturais, basicamente de agricultura de subsistência, pesca e atividades ligadas ao turismo.

“A participação dos alunos das Comunidades do Cararu e Precabura é importante para que a população ribeirinha conheça as ações e participem também de forma direta ou indireta da preservação da Área de Proteção. A Prefeitura dará o apoio necessário para que o projeto tenha pleno êxito e traga bons frutos para o meio ambiente,” concluiu.

Entre as atividades realizadas por intermédio do projeto Aflorar está a educação ambiental voltada para a indicação da flora, com identificação e catalogação de espécies de árvores mais representativas existentes na área da APA. Segundo Clarice Araújo Costa, analista assistencial do SESC Fortaleza e uma das responsáveis pelo projeto, a implantação e identificação visual das espécies serão realizadas com alunos daEscolade Ensino Fundamental doCararu, durante este ano de 2017.

Além de Clarice Araújo, outro responsável pelo Aflorar é Leonardo Jales, do SESC. A SEMA será representada pela gestora da APA do Rio Pacoti, Luzilene Saboia, da Coordenadoria de Biodiversidade – COBIO e pelo Prof. Dr. Marcelo Freire Moro do Labomar/UFC, que vai acompanhar os trabalhos. A AMMA será representada por Stella barros (Coordenadora de Educação Ambiental da AMMA) e Jaíres Lima (Engenheira Ambiental da Autarquia).