Eusébio lança o Programa de Educação Fiscal nas Escolas

quinta-feira | 04/08/2022
O Seminario foi realizado durante o encontro da Secretaria de Educação com os gestores (Foto: Levy Oliveira/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Finanças e Planejamento (Sefin) realizou nesta quinta-feira (04) o Seminário de Educação Fiscal nas Escolas, ministrado pelo secretário de Finanças Alexandre Cialdini. O evento foi realizado no auditório da Escola de Pais e Mestres Neusa de Freitas Sá e foi destinado aos diretores das 39 escolas da rede municipal de Ensino. “Esse momento foi muito importante, porque lançamos para os 39 diretores, o programa Eusébio de Educação Fiscal e fizemos a primeira disseminação do programa para os diretores e em sequência faremos o mesmo com os professores e os pais dos alunos, para que tenham acesso ao conteúdo desse programa”, frisou.

Conforme Cialdini, o próximo passo será a entrega do material didático, construído quando atuava na Secretaria da Fazenda do Estado, onde é servidor de carreira, ampliado com o aparte das finanças municipais. “Esse seminário foi muito importante para iniciarmos com os diretores, que irão fazer um papel preponderante nas escolas públicas municipais de Eusébio, de execução desse projeto. A segunda fase será a entrega do material didático e a formação dos professores para que tenham domínio do conteúdo e repassem aos seus alunos. O programa será iniciado pelas séries iniciais e posteriormente queremos atingir também os pais dos alunos”, disse.

O secretário de Educação de Eusébio, Júlio César da Costa Alexandre, destacou a presença do secretário Alexandre Cialdini no evento, considerado por ele de grande importância para a educação do município. “Estamos conversado há alguns meses sobre a implantação da Educação Fiscal nas escolas. Após esse primeiro contato com os diretores, está sendo elaborado um material didático para os alunos. Inicialmente serão duas séries pilotos – o quarto e o sétimo ano e haverá formação para os professores e coordenadores e também a formação para os pais, dentro da proposta da Escola de Formação de Pais e Mestres. Estamos lisonjeados e orgulhosos de podermos desenvolver esse projeto que com certeza terá muito sucesso”, pontuou.

Para o prefeito Acilon Gonçalves, a Educação Fiscal é um instrumento necessário à promoção do controle fiscal e fiscalização da sociedade, no que diz respeito à arrecadação dos recursos, fomentando, assim, o respeito público à proteção humana e a democracia. “Com educação fiscal, nasce a cidadania fiscal. Nosso programa tem esse objetivo, de formar cidadãos conscientes e críticos que possam contribuir com uma sociedade mais justa para todos”, destacou.

Encontro de gestores

Na segunda parte do encontro, aconteceu a primeira reunião do segundo semestre do ano da Secretaria de Educação com as lideranças educacionais, a décima oitava do ano de 2022. No momento foi anunciada a retomada do desfile de sete de setembro, o primeiro, pós-pandemia. Outro destaque, anunciado pelo secretário de Educação, Júlio Cesar Alexandre, foi a parceria entre o município de Eusébio e a Universidade de Lisboa em Portugal que disponibilizará a oportunidade do ingresso em cursos de pós-graduação para os nossos educadores.
.