Eusébio lança o Programa Estudante Padrão 2019

quinta-feira | 21/03/2019

A Prefeitura de Eusébio realizou nesta quinta-feira (21), no Ginásio Joaquim Gregório (antigo Neusa de Freitas Sá), o lançamento do Programa Estudante Padrão (PEP) edição 2019, que neste ano está beneficiando 301 alunos, sendo um por turma do 1º ao 9º ano. O prefeito Acilon Gonçalves destacou que o sucesso do programa, que no ano passado beneficiou 93 alunos (participavam somente alunos do 5º, 8º e do 9º ano), deve-se ao engajamento dos pais no acompanhamento da vida escolar dos seus filhos. “Existe uma boa competição entre os alunos, pois só integra o programa o melhor aluno de cada sala de aula. O nosso objetivo é que todos cheguem a ser aluno padrão”, disse Acilon.

Ele destaca que outros dois projetos criados pela prefeitura que visam resgatar as vidas – Jovens em Exercício da Cidadania (JEC) e Mulheres em Exercício da Cidadania (MEC), estão em fase de seleção e treinamento para serem implantados. “Vão participar desses dois projetos, pessoas estão um pouco à margem da normalidade. O objetivo é resgatá-las à normalidade social”, ressaltou.

Asseverou que para chegar a esses dois projetos era necessário criar o Programa Estudante Padrão para demonstrar para ao aluno que é importante ser bom, que vale a pena ser bom e sendo assim podem ser premiados no 5º, 8º e 9º. “ Vimos a grande aceitação desse projeto por parte dos alunos e por isso estendemos este ano para todas classes do 1º ao 9 ano. O aluno que participa, recebe uma bolsa de R$ 200, por mês que pode ajudar o pai e a mãe e se ajudar também. No segundo turno da escola, ele passa a ensinar os alunos que mais necessitam”, esclareceu.

Para Acilon, o atual modelo educacional faz com que as gestões busquem formas de incentivar o aluno a ter o interesse em ser educado, “o estado do Ceará mostrou isso, pois tem a melhor educação do País. E nós queremos que o Eusébio esteja na ponta no estado. Esse projeto e o incentivo dos pais serão fundamentais para entregarmos ao ensino médio, alunos qualificados. Quando investimos na Educação estamos investindo na cidade e queremos que o Eusébio continue sendo a melhor cidade para se viver do Estado e uma das melhores do país”.

Acilon informou que até terça feira da próxima semana estará depositada no banco, a primeira parcela do mês de março. “Essa premiação é o reconhecimento de que vale a pena estudar, que vale a pena ser bom, e todos que estão aqui devem isso a escola, a educação, mas principalmente ao pai e a mãe, que cuidam todos os dias para que seus filhos sejam bons”, ressaltou.

Na abertura do evento, a secretária Goretti Frota disse que a ampliação do programa é um grande presente recebido pelos alunos e o reconhecimento dos avanços da Educação. “Ao ampliar de 93 PEPs em 2018 para 301 em 2019 o prefeito dá mais um voto de confiança aos alunos, aos pais e aos professores. Portanto vamos aproveitar para tornar nossa Educação cada vez mais forte”, destacou a secretária.

O deputado Bruno Gonçalves enalteceu a importância do programa, “ao trazermos recursos do Estado e da União para o Eusébio, conseguimos fazer uma poupança para investir naquilo que é mais precioso para nós, que são nossas crianças e adolescentes. O Prefeito criou esse projeto, hoje exitoso, que no ano passado premiava algumas turmas, mas neste ano atinge a todas” pontuou.

Frisou que o ensino fundamental é a fase preparatória para a vida educacional, “por isso que consideramos todas as séries importantes para que o aluno chegue no ensino médio bastante preparado para a vida. Quero parabenizar os alunos pela conquista. Vocês hoje são exemplos para os demais, que estão acordando para a importância dos estudos”, disse.

Participaram do evento o deputado Bruno Gonçalves, a primeira-dama Marta Gonçalves, os secretários Goretti Frota (Educação), Ivonilde Silva (Gabinete), Roberto Rocha (Governo e Gestão), Michel Choquito (Esporte), o presidente da Câmara, Paulo César do Jabuti, os vereadores Neila Martins, Nildinho, Dadá, Henrique do Timbú e França.