Eusébio lança VIII Campanha de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas

terça-feira | 27/06/2017

A Prefeitura Municipal de Eusébio, através da Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas, realizou nesta segunda-feira (26), o lançamento da VIII Campanha de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, com o tema; “Intersetorialidade e os Desafios da Política sobre Drogas”. Durante, o evento foi apresentado os resultados do Programa de Reinserção Social realizado pelo Eusébio.

Segundo a assessora Especial de Políticas Sobre Drogas, Micheline Said Bravo, a política empreendida pelo Eusébio vai ao encontro da Política Nacional Sobre Drogas. “Estamos tratando de forma intersetorial as Políticas Sobre Drogas. Temos aqui o Comitê de Ações Integradas de Prevenção ao Uso Indevido de drogas, que é formado pelos secretários municipais, que tem dado esse suporte, discutindo ações e planejamentos para essas ações”, afirmou.

Em seguida, foi apresentado um vídeo que fala sobre solidariedade, capacidade do ser humano de acolher e ver no outro a necessidade. “No Eusébio, a forma de trabalhar a política sobre drogas, não é olhar a droga, ou discutir qual a droga mais nova no mercado, é cuidar das pessoas. É esse cuidado, é esse acolhimento, é esse olhar diferenciado, que hoje transformou o Eusébio, a rede municipal, em referência no Estado do Ceará”, disse Micheline.

Durante a solenidade, os agentes comunitárias de saúde receberam diplomas do curso Terapia Comunitária. Segundo Micheline, eles fazem o trabalho de prevenção no território, porque uma das grandes dificuldades é acessar a pessoa certa, na hora certa. “Eles estão no território fazendo rodas de terapia comunitária, que é um excelente modelo de prevenção. Sabe o que agente diz na terapia? O que a boca fala o corpo sabe. Aquilo que agente bota pra fora não nos adoece.”

Micheline deu destaque ao Plano de Reinserção Social, que segundo ela tem demonstrado sua eficácia. “Fizemos uma pesquisa junto com os residentes da Escola de Saúde Pública. O programa foi trabalhado com o intuito de trabalhar o paciente depois do tempo dele na comunidade terapêutica. Porque

vimos que após passar por essa fase, ele não sabia como fazer para se reinserir na sociedade. O plano faz essa reinserção de forma integral”.

Micheline destaca que o programa tem seis anos de existência; a permanência nele é de seis meses a um ano; seu objetivo é reabilitação e reinserção social dos dependentes químicos atendidos no CAP’s AD; e os mesmos recebem uma ajuda de custo mensal e tem a reinserção no mercado de trabalho e funcionalidades avaliadas.

“Pelo levantamento, 60% dos atendidos pelo CAP’s AD estão no mercado de trabalho e 22%, foram os que passaram pelo programa e não obtiveram resultados e 20% estão hoje em tratamento. Se juntarmos esses dois números, chegamos a 80%. Em termos nacionais essa estimativa chega, no máximo, a 5%. Portanto, esse estudo mostra que o Eusébio está em situação de excelência com relação ao País”, pontuou.

Em seguida alguns participantes do Programa de Reinserção deram seus depoimentos emocionando aos presentes. O prefeito Acilon Gonçalves falou em seguida, destacando a emoção diante do testemunho de quem conseguiu sair do jugo das drogas. “Eu tenho certeza que nós vamos vencer a luta contra o uso indevido de drogas lícitas e ilícitas. Porque Deus quer e nós vamos fazer a nossa parte”, frisou.

Disse que tem duas coisas que só dependem da vontade; uma é conseguir entidades para fazer tratamento e a outra é a prevenção. “Essa campanha deste ano quer chamar a atenção de todos os setores, sobre a importância da pré-assistência. Tenho certeza que vamos conseguir ao longo deste ano, trazer o maior dos setores para fazer a grande campanha contra o uso indevido de drogas, esse sim tem condições de resolver em definitivo essa situação”.

“Para a droga só tem dois caminhos, a morte ou a cadeia. Onde já se viu meninos e meninas por uma fantasia trazida pelo diabo, cair nessa esparrela. Eu estou convencido que podemos vencer. Contem com a prefeitura para tudo, sempre acreditando que juntos podemos conquistar mais vitórias,” finalizou.

PROGRAMAÇÃO

Dia 27 de junho – II Fórum Municipal de Políticas Sobre Drogas, com o tema “O Panorama Geral da Política Sobre Drogas no Eusébio e os desafios da Intersetorialidade”, na Escola de Ensino Profissional Eusébio de Queiroz,

das 8h às 16 hs. No dia 28, acontecerá a terapia comunitária integrativa na Atenção Primária de Saúde, nos Postos do Urucunema, Coaçu e Jabuti , das 8 às 16 hs; 29 de junho Ações de Prevenção no Território, no CRAS da Mangabeira e no Polo de Atendimento do Jabuti, com equipes do CAP’s AD e no dia 30 de junho a programação se repete no CRAS Sede e no Polo de Atendimento do Santo Antônio.

Na tarde desta segunda-feira, a assessora especial Sobre Drogas no Eusébio, Micheline Said Bravo deu uma palestra durante o Simpósio Estadual de Políticas sobre Drogas: novas perspectivas no eixo da prevenção, quando falou sobre o Programa de Reinserção Social do Eusébio.