Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Eusébio lança XII Campanha e Prevenção ao Uso de Drogas em audiência virtual na Câmara Municipal

segunda-feira | 21/06/2021
A semana ocorrerá de 21 a 30 de junho de forma híbrida, ou seja, online e presencial (Foto: Reprodução Internet)

A Assessoria Especial de Políticas sobre Drogas do Eusébio fez, nesta segunda-feira (21), o lançamento da XII Campanha de Prevenção ao Uso de Drogas, na Câmara Municipal de Eusébio, em audiência pública virtual. O presidente da Câmara, vereador Roberto Rocha, abriu a audiência destacando a importância da campanha para o Eusébio, que anualmente é lançada na Casa Legislativa.

Em seguida, o prefeito Acilon Gonçalves fez seu pronunciamento e destacou as ações que o município vem realizando na política de prevenção e combate ao uso de drogas licitas e ilícitas. “Temos visto os impactos que a pandemia vem ocasionado nas pessoas, mas temos toda uma problemática do dia a dia que não para, como é o caso do uso de drogas. A ociosidade faz aumentar esse aspecto. Este ano temos uma semana de Prevenção as Drogas muito bem articulada com vários momentos importantes. Lembrando que a Prefeitura tem dado continuidade a esse trabalho com a implantação em breve CAPS AD 3, que vai ser um grande avanço e que poucas cidades possuem”, afirmou.

A assessora especial de Políticas sobre Drogas de Eusébio, Micheline Said, destacou que essa política sobre drogas tem sido fortalecida através das ações integradas e complementares entre todas secretarias. Ela destacou a programação da semana: Nesta terça-feira (22), serão iniciadas as inscrições para o Curso de Formação em Energia Fotovoltaica para pacientes acolhidos em Comunidade Terapêutica, na Comunidade Terapêutica Grão de Mostarda. Na quarta-feira, citou a realização do Fórum para Discussão do Plano Municipal de Políticas sobre Drogas para o próximo Quadriênio, para o qual convidou todos vocês vereadores.

Citou, ainda, a certificação da primeira turma formada pela Escola de Promoção da Vida, que ocorrerá na quinta-feira (25), no Ginásio Joaquim Gregório, anexo a Escola Neusa Freitas de Sá, a partir das 10 horas, quando 80 alunos estarão sendo formados. Na terça-feira (29), disse que acontecerá o lançamento da nova turma da Escola de Promoção à Vida – turma 2021.2, e do Programa de Monitoria, a partir das 8h30, na Escola de Promoção à Vida com a presença de técnicos do Departamento de Apoio ao Estudante (DAE), da Secretaria de Educação.

“No dia 30, quarta-feira, ocorrerá a discussão da Proposta de Qualificação do CAPS AD do Eusébio para o CAPS AD 24H que atenderá Itaitinga, Eusébio e Aquiraz, que acontecerá às 10h, no CAPS AD Eusébio. O equipamento vai atender no período noturno, fins de semana e feriados, com 8 leitos 24 horas, para atender pacientes de Eusébio, Aquiraz e Itaitinga. Isso trará um grande ganho e para a região”, detalhou.

No final de sua fala ela salientou a importância da política pública sobre drogas. “Estamos vivendo um momento de quebra de vínculos, tivemos uma ruptura muito grande. E com certeza teremos um agravo pós pandemia. Por isso, que acredito na responsabilidade compartilhada com relação a essa problemática. Por isso, sempre lançamos nessa casa a campanha, pois o Executivo e o Legislativo têm que estar juntos nessa luta. As pessoas perguntam porque o Eusébio é referência no combate a drogas e eu sempre digo que é devido à vontade política”, frisou.

Secretários

Participaram da audiência os secretários municipais. O secretário de Educação, Júlio Cesar, disse muito estar feliz pelo Eusébio ter uma politica tão bem estruturada sobre o Uso de Drogas. “A prevenção ao uso de drogas e suas consequências é de fundamental importância nos dias de hoje. Nenhuma política setorial consegue ter efeito se não for integrada para que os fenômenos tenham um resultado global.  A Educação se coloca disposição e participará da programação. Temos que ter uma política integrada e que tenha três princípios básicos, qual seja, o territorial, a integração e a customização”, avaliou.

A secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro, agradeceu aos vereadores por estarem juntos com o Executivo na execução das políticas públicas. “Quero ressaltar o grande trabalho feito na Prevenção ao uso de drogas pela Assessoria e a importância dessa abertura da semana, que vem fortalecer esse trabalho de referência. Quero deixar a disposição todas os equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social. Temos vários projetos que já abordam essa temática como o sistema de fortalecimento de vínculos, o PAIC e agora no segundo semestre iniciaremos o projeto Famílias Fortes, que atuará na prevenção ao uso de drogas em jovens e adolescentes e vai trabalhar a família”, ressaltou.

O secretário de Saúde, Josete Malheiro frisou que as práticas contra drogadição é um tema complexo que perpassa todas as secretarias. “Vivemos na década passada um alastramento da epidemia do crack, que foi uma espécie de coronavírus das drogas. O problema que antes ocorria nas cidades grandes se alastrou de forma aviltante até mesmo na zona rural e isso alterou o curso da vida das pessoas e das famílias. Temos também a epidemia a violência, que acaba criando uma cadeia produtiva do mal. Maior parte dos homicídios ocorridos nas cidades está relacionada ao consumo de drogas. Parece que o ser bom, estudar, trabalhar, ser honesto, passa a ser um devaneio na cabeça do jovem que está nesse meio criminoso. Esse é um tema que afeta a todos,” argumentou

Ele destacou a estruturação dos serviços de saúde mental no município, como a transformação do CAPS AD em CAPS AD 3 que está prestes a acontecer, do CAPS Geral em CAPS Geral 3 e a criação do CAPS Infantil. Citou, ainda, o lançamento de um edital junto a Secretaria de Turismo e Cultura para a realização de um concurso de grafitagem que aborde os temas de reinserção e convivência. “Os 20 melhores painéis serão reproduzidos nas paredes do CAPS Geral”, detalhou. Falaram, ainda, os vereadores França, Elenilson, Tarcisinho Sá e Neila.