Eusébio lança XIII Semana de Prevenção às Drogas 2022 com foco na juventude

segunda-feira | 20/06/2022
A camanha visa alertar a sociedade sobre a importância da prevenção ao uso indevido de drogas (Foto: Levy Oliveira/PME)

A Prefeitura de Eusébio, através da Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas, lançou nesta segunda-feira (20/06), em solenidade na Câmara Municipal de Eusébio, a XIII Semana de Prevenção às Drogas no Eusébio. Na oportunidade, a assessora especial de Políticas Sobre Drogas do Município, Micheline Said, detalhou a programação deste ano e destacou a aprovação pela Câmara Municipal, no dia 13 passado, da lei criando o Junho Branco, para que a campanha de prevenção às drogas aconteça anualmente por todo mês de junho.

O tema deste ano é “Juventude + Prevenção às drogas, as novas possibilidades de cuidado”. Micheline pontuou que falar de cuidado, remete a dois momentos que é a redução da oferta e da demanda. “Quem reduz a oferta é a Segurança, que é uma ação ostensiva. Se reduz a droga na sociedade eu já me encontro já no meu processo de prevenção de cuidado”, frisou.

Ela observou que as políticas públicas sobre drogas no Eusébio, ao passar dos anos, vem se estruturando e se consolidando, citando fases desse processo, como a aprovação, no final do ano passado pela Câmara, do Plano Municipal de Políticas Sobre Drogas, que tem sete eixos – gestão, prevenção, cuidado, reinserção, redução de danos, formação continuada, estudo monitoramento e avaliação. O plano tem previsão de ações até 2025 e dotação orçamentária própria.

Micheline fez um breve histórico das políticas de prevenção sobre drogas no Eusébio, iniciada em 2009, com a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Assessoria Especial de Políticas Sobre Drogas. “Tivemos vários momentos como a criação dos programas de reinserção, a reestruturação do conselho municipal e criação, em 2017, dos programas Mulheres em Busca da Cidadania e Jovens em Busca da Cidadania que foram os precursores da ideia da Escola de Promoção à Vida. Caso a escola não fosse criada ficaríamos só no processo de repasse de renda que resolveria apenas uma vulnerabilidade. Em 2019 inauguramos a EPV e em 2021 reformulamos o Fundo Municipal que passa por mudança ficando sob responsabilidade da Secretaria de Apoio ao Gabinete”, disse.

A Escola de Promoção à Vida conta hoje com 104 alunos, sendo 60 novos e 54 veteranos. “A EPV é fruto de um diagnóstico feito pela Educação sobre algumas vulnerabilidades e a ameaça das drogas dentro das escolas. Quando lançamos a EPV tivemos 500 inscritos, mas criamos critérios, como ter que ser morador do município e ser aluno de escola pública. Eles permanecem na escola regular um turno e no segundo turno na EPV, no primeiro momento duas vezes por semana e depois dois dias na escola e três dias com estudos teóricos” detalhou.

Programação

No final, ela convidou a todos presentes a participarem das atividades da campanha de prevenção que prevê ações de intervenções breves na atenção básica saúde nos dias 27, 28 e 29. Ações breves sobre drogas nas escolas de ensino fundamental – uma abordagem educativa entre pares, com a participação dos alunos da EPV, nos dias 21 e 22. No 27 de junho citou o lançamento do Programa de Redução de Vulnerabilidades, na Câmara. Já no dia 29, o I São João da Prevenção EPV e no dia 30 a inauguração do CAPS AD 24 h.