Rua Edmilson Pinheiro, 150, Autódromo, Eusébio - Ceará, 61760-000 | 85 3924-6780
prefeitura@eusebio.ce.gov.br

Notícias

Eusébio obtém o melhor Índice de Oportunidade da Educação Brasileira (IOEB) de sua história

terça-feira | 02/04/2024

O município de Eusébio obteve o maior resultado do IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) de sua história, segundo a pontuação divulgada nesta semana. O índice capta as oportunidades educacionais ofertadas nos municípios e estados brasileiros para garantir o sucesso educacional das crianças, adolescentes e jovens que lá vivem. O índice, desde 2018 tem a gestão institucional realizada pela Roda Educativa (antiga Comunidade Educativa CEDAC), com a parceria técnica da Metas Sociais e da Conhecimento Social, e o apoio institucional e estratégico de diferentes instituições.

O IOEB é constituído por dois grupos: insumos educacionais e resultados educacionais. Com relaçao ao primeiro grupo são avaliadas escolaridade dos professores; o número médio de horas aula por dia; a experiência dos diretores e a taxa de atendimento na Educação Infantil. Já os resultados educacionais, são avaliados o IDEB dos Anos Iniciais; o IDEB Anos Finais, e a Taxa Líquida de Matrícula no Ensino Médio.

O Eusébio obteve os seguintes resultados: melhor IOEB de sua história, com 5,8 pontos; ficou com o quarto melhor resultado entre os municípios cearenses acima de 50 mil habitantes e o quinto melhor resultado entre os municípios brasileiros acima de 50 mil habitantes. Para o secretário de Educação de Eusébio, professor Júlio Cesar Costa Alexandre, o indice é medido de dois em dois anos e o Eusébio vem avançando. “Ficamos muitos felizes porque mesmo com a pandemia continuamos avançando, ficamos em quarto lugar no Ceará e em quinto no Brasil entre as cidades com mais de 50 mil habitantes”, frisou.

Ele observa que o IOEB avalia alguns indicadores, entre eles, a aprendizagem dos alunos e alunas e as oportunidades que são oferecidas pelo município. “Está de parabéns a gestão do Dr. Acilon, está de parabéns todos profissionais das escolas e da secretaria de educação, que vêm lutando em torno de uma educação de qualidade no Eusébio”, afirmou o secretário.