Eusébio participa de audiência pública sobre prevenção ao uso de drogas na Câmara Municipal de Fortaleza

sexta-feira | 30/06/2023

A Prefeitura de Eusébio, por meio da Assessoria de Política Sobre Drogas, participou de audiência pública na Câmara Municipal de Fortaleza sobre as ações de prevenção ao uso de drogas. A ideia foi compartilhar as ações realizadas no município com relação ao enfrentamento, combate e prevenção às drogas, além de destacar a atuação de comunidades terapêuticas. A audiência foi realizada no Auditório Ademar Arruda no último dia 23 de junho, e fez parte das ações da campanha Junho Branco, mês em que se celebra o combate ao uso de drogas.

Durante sua fala na Câmara Municipal de Fortaleza, Micheline Said, assessora especial de Políticas sobre Drogas de Eusébio, destacou os êxitos e desafios da Política sobre Drogas no município de Eusébio. “Nós começamos a política pública sobre drogas em Eusébio sensibilizando e mobilizando. Como profissional dessa área eu não acredito numa política pública sobre drogas fora da Rede de Atenção Psisossocial (RAPS). Não se faz um trabalho de combate às drogas sozinho, nós só conseguimos fazer esse trabalho a partir de uma articulação e de todos os atores envolvidos trabalhando juntos”, destacou.

Dentre as ações de combate ao enfrentamento das drogas, atualmente o município de Eusébio conta com a Escola de Promoção à Vida é um espaço de pastilha, de inclusão, de troca de saberes formais e informais, de desenvolvimento das habilidades socioemocionais e cognitivas e de preparo para atividades laborais. A EPV tem mudado a vida dos jovens que por ela passam. O Programa de Redução de Vulnerabilidade – PRV que é um programa que realiza o levantamento das famílias em situação de vulnerabilidade social. O levantamento é feito por agentes de saúde, alunos da EPV e agentes de endemias. O município também conta com o CAPS AD 24h, que funciona 24h desde o ano passado.