Eusébio participa de reunião para implantação da Coleta Seletiva no Estado

sábado | 20/05/2017

A Autarquia Municipal de Controle Urbano e Meio Ambiente (AMMA) participou nesta quinta-feira (18) de uma reunião técnica regional, promovida pela SEMA – Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará e realizada pela Consultoria I&T– Gestão de Resíduos, onde foram abordados os Planos Regionais de Coleta Seletiva para as três Bacias Hidrográficas Estratégicas do Estado, onde o Eusébio está incluído.

A reunião regionalaconteceu no Parque Botânico do Ceará, em Caucaia e contou com a participação da Coordenadora de Educação Ambiental da AMMA, Stella Barros, do presidente da Associação das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de Eusébio (ACEU), Norton Luiz e duas outras representantes da Associação.

Stella destaca que durante a reunião foi discutida a Técnica Regional do Projeto de Implementação da Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos nas Bacias Hidrográficas Estratégicas do Estado do Ceará (Acaraú, Metropolitana e Salgado). “Trata-se de um projeto que prevê a elaboração de Planos Regionalizados de Coleta Seletiva, contemplando 81 municípios situados do Estado, entre os quais o município de Eusébio está incluído”, frisa.

Na reunião, segundo a Coordenadora de Educação Ambiental da AMMA, foi apresentada a proposta e programação do trabalho, e a proposta técnica da Consultoria para que os municípios possam implantar as diretrizes e exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O presidente da AMMA, Celso Rodrigues, observa que a proposta envolve práticas de coleta seletiva dos diversos tipos de resíduos urbanos, fortalecimento institucional dos gestores dos resíduos sólidos de responsabilidade pública, definição de um conjunto de instalações para o manejo adequado dos resíduos, e inclusão dos catadores de materiais recicláveis nos processos de coleta e manejo de resíduos sólidos.

O prefeito Acilon Gonçalves (PEN) destaca que o Eusébio já está à frente nesse processo, por já contar com um projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos, que atualmente atende 70% do município. “O nosso sistema conta com apoio de dois caminhões de coleta, um Centro de Triagem, com seus equipamentos e cerca de 20 catadores integrantes da Associação das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de Eusébio. O projeto possibilita a geração de renda, o reaproveitamento, destinação correta de resíduos e a educação ambiental da população”, revela.