Eusébio participa de uma das maiores pesquisas sobre Covid-19 da atualidade

terça-feira | 14/09/2021
Com as informações coletadas, será possível estabelecer estratégias baseadas em evidências (Foto: Ministério da Saúde)

O Eusébio foi um dos 274 municípios brasileiros selecionados para participar do PREVCOV – uma das maiores pesquisas sobre Covid-19 no mundo, numa parceria com o Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual da Saúde do Ceará e o Laboratorio Delfar Diagnósticos. Trata-se de um estudo inédito que tem como objetivo coletar amostras de sangue de milhares de pessoas e criar um mapa de transmissão e comportamento da COVID-19 no Brasil.

Os participantes selecionadas receberão a visita de um profissional de saúde na data agendada, para coleta de amostras para análise. Em Eusébio já foram realizadas as visitas e coletado o material nos três bairros escolhidos para o estudo: Urucunema, cuja ação foi realizada no dia 8 de setembro passado e os bairros do Santa Clara e Tamatanduba, com as visitas feitas, nesta segunda-feira, 13 de setembro. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a divulgação dos resultados e espera que eles possam contribuir com o avanço da ciência no enfrentamento ao SARS-CoV2.

Em todo o Estado, estima-se que 10.985 pessoas sejam entrevistadas – sendo estas selecionadas a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O estudo busca descrever as características socioeconômicas, demográficas e epidemiológicas dos participantes da pesquisa, observando a magnitude da infecção. Além disso, a análise pretende chegar a cálculos mais precisos da morbidade e da letalidade pela Covid-19.

Com as informações coletadas, será possível estabelecer estratégias baseadas em evidências. Os participantes tiveram uma amostra de sangue coletada para identificar a presença de anticorpos contra a doença. O IgG, proteínas produzidas pelo organismo com o objetivo de defender o organismo contra agentes infecciosos e suas toxinas, apontará quem já foi contaminado e/ou desenvolveu imunidade após a vacinação.

A SMS esclarece que as informações dos participantes serão mantidas em sigilo. O material coletado está sendo encaminhado para as unidades Apoio ao Diagnóstico de Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Eusébio e do Rio de Janeiro, que farão os encaminhamentos dos estudos.

O Prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância dessa pesquisa para o enfrentamento da pandemia, que há mais de um ano e meio vem assombrando as autoridades de saúde em todo o mundo. Ele destaca que essa ampla pesquisa deverá possibilitar a criação de um mapa detalhado da transmissão e do comportamento da covid-19 entre os brasileiros e servirá de base para criar ferramentas de prevenção e combate a doença.

Com informações da Sesa e Ministério da Saúde