Eusébio participa do Campeonato de Bandas e Fanfarras do Ceará neste sábado

segunda-feira | 10/09/2018

A Banda de Música do Eusébio e a Banda Marcial Professora Marta Cordeiro participam no próximo sábado, dia 15 de setembro, da Abertura do Campeonato de Bandas e Fanfarras organizado pela Associação do Movimento de Bandas e Fanfarras do Estado do Ceará (AMBFEC), que contará com mais de 20 corporações musicais da Capital, Região Metropolitana e Interior do estado. A entidade é vinculada a Confederação Brasileira de Bandas e Fanfarras (CBBF), tendo como vice-presidente o maestro José Honório, atual coordenador do Núcleo de Música do nosso Município.

Segundo o maestro José Honório, o Eusébio vai participar do Campeonato Cearense com a Banda Marcial Professora Marta Cordeiro. “A banda, por ser a atual campeã Cearense na categoria Marcial Tradicional Juvenil, já tem vaga garantida para representar o Estado do Ceará no Campeonato da Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, a ser realizado no Marco Zero em Recife-PE, nos dias 24 e 25 de novembro”, disse.

A Banda de Música Municipal de Eusébio criada no ano de 1990, conta hoje com um efetivo de 26 componentes, e é vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo tendo como sede para aulas e ensaios o prédio do NAEC (Núcleo de Arte, Educação e Cultura, tendo à frente os maestros Walter Célio e Francisco Tarcísio de Lima.

Segundo o secretário Léo Abreu, a Banda Municipal de Eusébio vem mantendo, durante sua existência, uma trajetória repleta de realizações, disseminando entre os jovens e adultos o amor pela cultura musical, revelando talentos e abrilhantando inúmeros eventos culturais, artísticos e esportivos. “Dentre as apresentações da Banda, destacam-se concertos em praças públicas, escolas públicas e particulares, empresas de vários segmentos, desfiles cívicos, além de solenidades do Governador do Estado do Ceará”, destaca o secretário.

O prefeito Acilon Gonçalves observa que a Prefeitura Municipal de Eusébio está investindo na aquisição de novos equipamentos musicais, para que em breve, a banda de música se torne banda sinfônica. “Esse grupo tem nos enchido de orgulho por onde passa, sendo hoje um dos grupos musicais mais respeitados e admirados em nosso município e cidades vizinhas”, pontuou.