Eusébio participa do Pacto pela Aprendizagem lançado pelo Governo do Estado

quinta-feira | 26/08/2021
O prefeito Acilon Gonçalves e o secretário de Educação Júlio César Alexandre participaram do evento que foi transmitido ao vivo pelas redes sociais (Foto: PME/Divulgação)

O município do Eusébio está participando do Pacto pela Aprendizagem, lançado nesta quinta-feira (26) pelo Governo do Ceará, com o objetivo de fortalecer o regime de colaboração com os 184 municípios cearenses para a recuperação da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) diante do contexto de pandemia. O prefeito Acilon Gonçalves e o secretário de Educação de Eusébio, Júlio Cesar da Costa Alexandre participaram do evento que foi transmitido ao vivo pelas redes sociais.

O governador Camilo Santana sancionou a lei criando o Pacto e assinou com os prefeitos o termo de compromisso para executar as ações. O projeto, criado pela Secretaria de Educação do Estado em parceria com o Programa Cientista Chefe, vai articular iniciativas para implementar ciclos de recuperação e fortalecimento das aprendizagens nas redes municipais, reorientando novos desenhos de avaliação e de currículo.

Segundo o secretário de Educação de Eusébio, Júlio César da Costa Alexandre, esse pacto pode ser considerado um terceiro momento do programa de colaboração do Governo do Estado com os municípios. “Tivemos 2007 o PAIC, depois tivemos o PAIC +, e em virtude da pandemia, agora está sendo lançado o Pacto de Aprendizagem. O Eusébio, em particular, já tem o seu programa, não só de recuperação, mas de melhoria de proficiência e também de aceleração dessa proficiência. Nós estamos desenvolvendo isso desde o início do ano e agora fomos surpreendidos positivamente com esse pacto com o Estado”, ressalta.

Ele detalha que no Eusébio foi realizado um diagnóstico, uma avaliação externa, para saber quais são os níveis de aprendizagem todos os alunos por serie. “Com esse resultado, enturmamos os alunos em series distintas respeitando os níveis de aprendizagem. A partir disso nós adquirimos os materiais didáticos, que são os livros específicos para cada grupo de aprendizagem e fizemos a formação dos professores com esse material didático. Também fazemos uma avaliação mensal para saber se estamos avançando ou não. As turmas e os professores que alcançarem as metas recebem também um incentivo para que eles continuem desenvolvendo os bons resultados”, salientou.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca que para essa nova fase, de aulas híbridas (presenciais e remotas), cada turma conta com apenas 15 anos. “Temos atendido todas as reivindicações da Educação para darmos condições estruturais, seja no aspecto da infraestrutura, na contratação de mais profissionais, aquisição de materiais didáticos, nas capacitações e na questão da tecnologia. O pacto com o Estado vem colaborar com as ações que já estamos realizando. Inicialmente a expectativa é que tenha duração de dois anos, mas temos certeza que logo no primeiro ano já atingiremos as metas”, concluiu.