Eusébio permanece como município de Alto Desenvolvimento Humano

terça-feira | 30/07/2013

O município do Eusébio continua entre os municípios de Alto Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do País, segundo a pesquisa Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceira com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro.

O índice geral do Eusébio foi de 0,701, o que o coloca entre os quatro municípios do Ceará com Alto Desenvolvimento Humano (os outros são Fortaleza, Sobral e Crato). O índice considera que apenas o crescimento econômico não é suficiente para medir o desenvolvimento de uma cidade: o IDHM é constituído da avaliação de critérios relacionados à saúde, educação e renda. O Eusébio ficou, pelos critérios da avaliação, com 0,794 em longevidade; 0,700 em renda e 0,621 em Educação.

Em termos numéricos, o índice é calculado de zero a um – 0 significa nenhum desenvolvimento humano, e 1, desenvolvimento humano total. Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o município. A escolaridade é outro critério que compõe o IDHM. O acesso à educação é medido pela média de anos de educação de adultos e pela expectativa de anos de escolaridade para crianças.

Segundo o Prefeito Júnior, o Eusébio implantou de forma pioneira o Tempo Integral nas Escolas, onde o aluno tem um índice de aproveitamento bem mais amplo, seja no tempo regular ou no segundo período. “O índice de proficiência em matérias importantes tem aumentado nos últimos anos, dando ao município excelentes resultados no ensino-aprendizagem nas escolas municipais”, observa o prefeito.