Eusébio pode receber um sítio do Instituto Pasteur e um Centro de Terapia Celular

sexta-feira | 21/02/2020

O Eusébio poderá receber um Sítio do Instituto Pasteur e um Centro de Terapia Celular na área do Polo Tecnológico de Saúde do Ceará, que fica no bairro Precabura. O anúncio foi feito pelo secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará, Inácio Arruda, nesta quinta-feira (20), em reunião com o coordenador de Estratégias de Integração Regional da Fiocruz, Wilson Savino.

Savino observa que a vinda do Instituto Pasteur vai colocar o Ceará e o Nordeste do Brasil em lugar de destaque no quesito ensino, pesquisa e produção científica. Quanto ao Centro de Terapia Celular, pontuou que nele serão desenvolvidos estudos e pesquisas para tratamento de doenças crônico-degenerativas com células-tronco, a exemplo do mal de Chagas e da cirrose crônica.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Eusébio, Eilson Gurgel destaca que a vinda desses dois organismos de pesquisa trará um atrativo maior para o Polo Tecnológico de Saúde para que mais empresas da área queiram se instalar no município. “Creio que dentro de dois anos, com a instalação da Fábrica de Vacinas da Biomanguinhos e outras instituições de ensino, pesquisa e indústrias, teremos nosso Polo Farmoquímico consolidado”, avalia.

O Instituto Pasteur é uma fundação francesa privada, sem fins lucrativos, dedicada ao estudo da biologia dos microorganismos, das doenças e vacinas. Seu nome é uma homenagem a Louis Pasteur, seu fundador e primeiro diretor, que, em 1885, produziu a primeira vacina contra a raiva. O Instituto foi fundado em 4 de junho de 1887, com recursos de doações, e inaugurado em 14 de novembro de 1888.

Baseada em Paris depois de mais de um século, o Instituto Pasteur tornou-se uma organização internacional, mantendo uma posição de vanguarda na pesquisa científica de doenças. Atualmente, o Instituto Pasteur é constituído de 100 unidades de pesquisa, empregando cerca de 2.700 pessoas, sendo 500 cientistas do quadro permanente. Além disso, a instituição recebe, a cada ano, 600 cientistas visitantes, provenientes de 70 diferentes países.